ANTÔNIO ROBERT NA ESTRADA DE FERRO
Em 1880, quando teve inicio a construção da ferrovia Curitiba-Paranaguá, Antônio Robert estava com apenas 5 anos de idade. Os meninos começavam cedo a trabalhar na estrada (meu avô Fernandes começou com 13 anos), então provavelmente Antônio foi para a estrada de ferro aproximadamente em 1890.
Jornal A República, Curitiba, 13 de setembro de 1890, pg.4, ed. 213, aqui.
Em 1900, com certeza, Antônio Robert já estava trabalhando na ferrovia, veja no seu registro de casamento, aqui.
Jornal A República, Curitiba, 13 de setembro de 1890, pg.4, ed. 213, aqui.
Em 1900, com certeza, Antônio Robert já estava trabalhando na ferrovia, veja no seu registro de casamento, aqui.
Em 1882 a "Compagnie Générale de Chemis de Fér Brésiliens” recebeu a concessão para construção de mais alguns trechos. Mas realizou apenas parte do que foi concedido, o prolongamento Curitiba-Ponta Grossa e mais os ramais de Rio Negro e Porto Amazonas.
Em 1887 começou a construção do ramal entre Morretes e Antonina com 16 km., inaugurado em 1892, hoje dasativado.
Em 1890 foi inaugurado o trecho Curitiba-Serrinha
Em 1891 Serrinha-Lapa
Em 1892 Morretes-Antonina
Ainda em 1892 o trecho Serrinha-Restinga Seca
Ponte dos Arcos, sobre o rio dos Papagaios, entre os trechos Serrinha-Tamanduá |
Em 1894 Lapa-Rio Negro
Provavelmente na abertura desses trechos trabalhou Jacques Robert e em parte deles o filho Antônio.
O mapa acima é dos trechos ferroviários no Paraná em 1898, da Revista Brasileira de Geografia, n° 16, ano 1954. Para mais informações clique aqui e aqui.
A partir de 1893 começou a construção da segunda malha ferroviária, e a entrega dos trechos:
Em 1905 Ponta Grossa-União da Vitória (Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande).
Em 1908 Ponta Grossa-Itararé
Em 1909 Curitiba-Rio Branco
Jacques Robert trabalhou na ferrovia de 1880 até 1907, ano de seu falecimento.
Seu filho, Antônio Robert, trabalhou nas oficinas ferroviárias e talvez tenha trabalhado abrindo trechos, também. Não sei exatamente por quanto tempo trabalhou em cada uma dessas duas atividades especificamente. Sei apenas que em ~1915 ele estava nas oficinas.
IMPORTANTE: Existia uma foto na casa de minha avó Estela, mulher de Fernandes Robert, em que apareciam Jacques e outros Robert com pás e enxadas trabalhando na abertura de ferrovia. Não sei onde está essa foto, parece que ela deu para alguém. Se você souber, por favor, consegue arrumar uma cópia ?? ....
O mapa acima é dos trechos ferroviários no Paraná em 1898, da Revista Brasileira de Geografia, n° 16, ano 1954. Para mais informações clique aqui e aqui.
A partir de 1893 começou a construção da segunda malha ferroviária, e a entrega dos trechos:
Em 1905 Ponta Grossa-União da Vitória (Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande).
Em 1908 Ponta Grossa-Itararé
Em 1909 Curitiba-Rio Branco
Jacques Robert trabalhou na ferrovia de 1880 até 1907, ano de seu falecimento.
Seu filho, Antônio Robert, trabalhou nas oficinas ferroviárias e talvez tenha trabalhado abrindo trechos, também. Não sei exatamente por quanto tempo trabalhou em cada uma dessas duas atividades especificamente. Sei apenas que em ~1915 ele estava nas oficinas.
IMPORTANTE: Existia uma foto na casa de minha avó Estela, mulher de Fernandes Robert, em que apareciam Jacques e outros Robert com pás e enxadas trabalhando na abertura de ferrovia. Não sei onde está essa foto, parece que ela deu para alguém. Se você souber, por favor, consegue arrumar uma cópia ?? ....
![]() |
Estação Ferroviária - Curitiba - Pç Eufrásio Correa - 1907 - daqui |
Nenhum comentário:
Postar um comentário