O Operário Sport Club do Ahú, ou simplesmente ‘Operário do Ahú’, foi uma agremiação da belíssima cidade de Curitiba (PR). O áureo-negro foi o sucessor do extinto Elite e Belo Horizonte do mesmo bairro, e, Fundado no dia 16 de julho de 1939.
Ganhou seu primeiro título em 1948 iniciando uma série completada nos anos de 1951, 52, 54, 56 e 61, tornando-se na época um recordista de títulos. Competiu em 1955 num torneio noturno em Durival Britto com equipes profissionais ao lado do Vasco da Saibreira.
Foi campeão invicto e o Vasco ficou em segundo lugar deixando Britânia e Palestra Itália para traz. Campanha invicta digna de registro. Em 1956 ano de surgimento do jornal Tribuna do Paraná, na época com amplo espaço dedicado ao futebol amador, o áureo-negro do Ahu de Baixo obteve o seu 5.º título.
A reportagem da Tribuna (Levi Mulford) estava lá para documentar o time no dia da entrega de faixas, estes eram os campeões: presidente Arnaldo Scremin, Adir, Mário Ferreira, João Carlos, Bahr, Duca, Dinir, Dario, Raul Vigo, Darcizinho e o técnico Nilo Isidoro Biazetto. Agachados: Roberto Krauze (Dandi), Ico, Eloy, Luir, Barros, Edumar, Ivinho e Toni Pan.
O goleiro Adir foi profissional do CA Ferroviário, Mário Ferreira defendeu o Coritiba e Água Verde, João Carlos militou no Rio Branco de Paranaguá. Darcizinho esteve no Ferroviário, Ivo foi o rei do pênalti, Luir foi para o Britânia e Toni Pan defendeu o Coritiba.
Um verdadeiro celeiro de craques. Não está na foto o saudoso Nelson Marti apontado como o mais completo zagueiro da Suburbana. O Operário do Ahu deixou saudades. Hoje o Estádio Centenário é a seda da Urca (União Recreativa Cultural Ahu).
OBS.: Os três diplomas conferidos pela Federação Paranaense de Futebol ao Operário do Ahú.
FONTES: Site Paraná Online – Facebook do Operário do Ahú – Acervo pessoal de Virgilio Faria de Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário