Trecho da Estrada do Cerne em 1940 |
Um dos principais aspectos a serem considerados na classificação técnica de uma estrada, é certamente o operacional, representado principalmente pelo tráfego de veículos e pessoas, e a relação de segurança que ela pode ou não oferecer. Para tanto, a tecnologia atual, adota como um dos critérios de projeto, o volume de tráfego que deverá se utilizar da rodovia no centésimo ano após a sua abertura.
Divisa de Bateias em 1950 |
A ESTRADA DO CERNE, é a rodovia PR-090, que pertence ao governo do Paraná, e liga a cidade de Curitiba até a PR-170, em Alvorada do Sul, a aproximadamente 3 km da divisa com o Estado de São Paulo, ela tem um longo trecho cortando Campo Magro, e é uma das rodovias mais tradicionais do Estado. Denomina-se “Rodovia Engenheiro Angelo Ferrario Lopes”, pelo Decreto Estadual n° 5.546 de 18 de outubro de 1982. Teve o início de sua construção em 1935, sendo inaugurada em setembro de 1940.
Trecho que hoje pertence a Campo Magro |
Com todo esse tradicional histórico e importância, as administrações Federais, Estaduais, e Municipais, ao longo desses mais de 70 anos de vida, pouco fizeram em termos de investimentos para adequá-la ao progresso que se estabeleceu ao longo do seu eixo. Pouco também foi feito em parcerias administrativas para revitalizá-la e urbanizá-las em alguns trechos críticos. O que antes era apenas rota de escoamento de café para o porto de Santos, em São Paulo, hoje é a “CALÇADA” por onde passam pessoas que vão e voltam de seus trabalhos e escolas, disputando com os velozes veículos e gigantescos caminhões, o pouco espaço que lhes é comum e necessário.
ESTRADA DO CERNE, FALTA DE ACOSTAMENTO
E ATENÇÃO DE PEDRESTRES PODE SER FATAL.
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