terça-feira, 29 de junho de 2021

primeira livraria de Curitiba se chamava Pêndula Meridional. Foi inaugurada em 1876 no Largo do Chafariz (futura Praça Zacarias)

 primeira livraria de Curitiba se chamava Pêndula Meridional. Foi inaugurada em 1876 no Largo do Chafariz (futura Praça Zacarias)


Nenhuma descrição de foto disponível.
De início a loja vendia sementes, instrumentos agrícolas, roupas, relógios, fumo-de-rolo e produtos caseiros típicos do período. Em meio a essa variedade, alguns livros de fácil vendagem, como os romances de Victor Hugo, Alexandre Dumas e Julio Verne, além de almanaques, anuários e bíblias.

Anos depois a loja seria adquirida por Luiz Coelho, ex-farmacêutico que após conhecer o que era feito em termos de tipografia e linotipia no Rio de Janeiro, resolveu implantar esses serviços em Curitiba. Sob sua administração, a Pêndula Meridional foi transferida para a rua XV onde passou a a imprimir e encadernar sob encomenda, desempenhando importante papel na explosão de impressos que se verificou na cidade a partir da década de 1880.

Durante quase vinte anos a Pêndula Meridional foi o único estabelecimento onde curitibanos podiam adquirir livros. A segunda livraria de Curitiba, de propriedade da família Requião, só surgiria em 1894.

-----------------------------------------------

Fontes:

Correa, Amélia Siegel. Imprensa e Política no Paraná. Prosopografia dos redatores e pensamento republicano no final do século XIX. Dissertação de mestrado em sociologia/UFPR. Curitiba 2006. http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/6053

Imagens: http://cuidardolivro.blogspot.com.br/.../encadernacao-em...

Nenhum comentário:

Postar um comentário