quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

No detalhe, o trajeto da linha de bondes Matadouro (em vermelho). Ao longo da Avenida Marechal Floriano Peixoto (antiga São José), entre as avenidas Sete de Setembro e Ivahy (atual Getúlio Vargas) – e atrás da Estação Ferroviária – encontram-se instalados vários edifícios públicos, como o Grupo Escolar Xavier da Silva (19), o Jardim de Infância Emília Ericksen (26), o Fórum e o Tribunal de Justiça (7), a Diretoria de Higiene (8), a Polícia Central (9) e o Regimento de Segurança (12). O estabelecimento destas instituições ocorreu após a presença da linha de bondes. Um pouco mais adiante, a Hospedaria de Imigrantes (44), na Avenida Ivahy, entre as ruas João Negrão e Piquiri.

 1914 No detalhe, o trajeto da linha de bondes Matadouro (em vermelho). Ao longo da Avenida Marechal Floriano Peixoto (antiga São José), entre as avenidas Sete de Setembro e Ivahy (atual Getúlio Vargas) – e atrás da Estação Ferroviária – encontram-se instalados vários edifícios públicos, como o Grupo Escolar Xavier da Silva (19), o Jardim de Infância Emília Ericksen (26), o Fórum e o Tribunal de Justiça (7), a Diretoria de Higiene (8), a Polícia Central (9) e o Regimento de Segurança (12). O estabelecimento destas instituições ocorreu após a presença da linha de bondes. Um pouco mais adiante, a Hospedaria de Imigrantes (44), na Avenida Ivahy, entre as ruas João Negrão e Piquiri.

.No detalhe, o trajeto da linha de bondes Matadouro (em vermelho). Ao longo da Avenida Marechal Floriano Peixoto (antiga São José), entre as avenidas Sete de Setembro e Ivahy (atual Getúlio Vargas) – e atrás da Estação Ferroviária – encontram-se instalados vários edifícios públicos, como o Grupo Escolar Xavier da Silva (19), o Jardim de Infância Emília Ericksen (26), o Fórum e o Tribunal de Justiça (7), a Diretoria de Higiene (8), a Polícia Central (9) e o Regimento de Segurança (12). O estabelecimento destas instituições ocorreu após a presença da linha de bondes. Um pouco mais adiante, a Hospedaria de Imigrantes (44), na Avenida Ivahy, entre as ruas João Negrão e Piquiri.Depoimento de Paulo Affonso Gröetzner, em 22 de abril de 2014: “Esta planta marca numa linha vermelha, a trajetória da via permanente (linha) dos bondes naquela época. Bem em baixo, à direita, está o Guabirotuba bem ao lado do matadouro. É visível que a linha do bonde vai até ele. O ponto final para os passageiros ficava antes do rio Belém. Porém a linha atravessava o rio através de uma ponte própria e alcançava uma doca para carga e descarga no edifício do matadouro. A companhia dos bondes tinha um carro fechado tipo baú, pintado de vermelho, que fazia a distribuição da carne fresca [verde] aos açougues, situados ao longo da linha toda. Não havia na época carne congelada. Os bondes para passageiros operavam das 6:00 até 24:00h. A distribuição da carne era feita, preferencialmente, no intervalo.”


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