CONHECENDO A HISTÓRIA DA IGREJA DA ORDEM
Registro fotográfico da Igreja da Ordem, Curitiba, da década de 1910.
Registro fotográfico da Igreja da Ordem, Curitiba, da década de 1910.
Construída em 1737, é a mais antiga de Curitiba. Seu nome original era Nossa Senhora do Terço, só mudado com o surgimento da Ordem de São Francisco em Curitiba, em 1746. Em anexo foi construído, em 1752, um convento que funcionou até 1783, dirigido por religiosos franciscanos.
Em 1834/35 desabou o vigamento da Igreja, e apesar da reconstrução da parte desmoronada, continuou a funcionar em condições precárias. Com a chegada dos colonos poloneses, serviu-lhes de paróquia.
Em 1880, com a visita do imperador D. Pedro II, foi promovida a restauração definitiva da igreja. A torre foi concluída em 1883 e os sinos doados pelos senhores da erva-mate. A partir de então, tornou-se sede da vida espiritual dos alemães, sendo os ofícios celebrados no idioma alemão até 1937.
Estas reformas destituíram suas características arquitetônicas, originariamente coloniais, dando-lhe características indefinidas, com a torre lembrando o estilo mourisco segundo alguns ou neo-gótico segundo outros. Seu interior é colonial, apresentando um altar-mor folheado a ouro, talha barroca de princípios do século XVIII.
A imagem de Cristo possui cabelos e os olhos são de vidro, numa expressão típica barroca. Foi tombada em 1965 e novamente restaurada no período de 1978/80, dentro de uma filosofia conservadora, marcando a autenticidade de nossa paisagem histórica.
(Fonte: centrohistoricodecuritiba.com.br)
Foto: gazetadopovo.com.br
Paulo Grani.
Nenhum comentário:
Postar um comentário