quarta-feira, 24 de novembro de 2021

O local é usado desde 1855, quando foi fundado o Lazareto da Ilha das Cobras, subordinado ao Porto de Paranaguá.

 O local é usado desde 1855, quando foi fundado o Lazareto da Ilha das Cobras, subordinado ao Porto de Paranaguá.


Nenhuma descrição de foto disponível.O ENTERRAMENTO DO CAPITÃO MOR MANOEL ANTONIO
PEREIRA
Tendo em abril de 1857 aportado em Paranaguá embarcações
vindas do Norte trazendo a seu bordo doentes de febre amarella, que foram recolhidos ao Lazareto da Ilha das Cobras, foi instituída uma Commissão de Saúde Pública, em Paranaguá, encarregada das medidas attinentes á impedir que essa terrível moléstia viesse a irromper na Cidade. Era ella composta do Vigário Revdo. Cónego Gregorio José Lopes Nunes, Cap. Manoel Leocadio de Oliveira e Te. Antonio José Caetano da Silva.
Um dos primeiros actos dessa commissão, foi impedir o
enterramento de cadáveres nos cemitérios das Igrejas, como nos dá notícia o offício que se segue, dirigido pela Irmandade da Ordem 3a. de São Francisco das Chagas,
No dia 21 falleceo de inflamção ou Ischuria, o Capitão Mór Manoel Antonio Pereira, na idade de 76 annos, Irmão esta Comunidade .
A Ordem 3a . respeitando a determinação de V.Exa. que hoje responde, consultou a Commissão,fazendo-lhe ver que a ipedimia não existia, nem elle tinha fallecido de moléstia contaminosa, que tinha feito seu testamento e pedia para ser
enterrado no Cemitério Sm. Francisco, que tinha ocupado os primeiros cargos de autoridade nesta Cidade que tinha sido um Cidadão Criador de Paranaguá, que era irmão de todas as confrarias religiosas, que de bôa vontade tinha contribuído com grossa esmolas para o explendor do Culto Divino, que enfim era estimado de toda a população."

Grafia da Época. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário