quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Conceito Social e influência regional de Paranaguá nos primórdios do século 18. Por Annibal Ribeiro Filho 1965

 Conceito Social e influência regional de Paranaguá nos primórdios do século 18.
Por Annibal Ribeiro Filho 1965


Nenhuma descrição de foto disponível.Nos primórdios do século 18, quer dizer nos idos de 1700, Paranaguá era uma vila que refletia em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e religiosos, o panorama geral das demais localidades do Brasil-colônia, vivendo na dependência de Capitães-Mores, administradores das Capitanias em nome do Rei de Portugal.
Nessa remota época, S. Paulo, Santos, Iguape, Cananéia, S. Francisco, Laguna, eram Vilas, porém a mais importante delas era Paranaguá, embora S. Paulo fosse a sede da Capitania por nela residirem o governador da Capitania, o Ouvidor-geral e demais autoridades.
Explica-se o fato, por uma razão decorrente de necessidades políticas anteriores. Nos séculos 15 e 16, portugueses e espanhóis aventuravam-se temerariamente aos mares, na conquista de novas terras, e o Novo-Mundo, este continente que habitamos, foi visitado pelos primeiros conquistadores europeus, Pinzon, Pizarro, Américo Vespucio, Cristóvão Colombo, Pedro Alvares Cabral etc. que aqui, em várias regiões plantaram a Cruz de Cristo, tomando posse de suas conquistas em nome de seus Reis.
Os Reis de Portugal e Espanha não tardariam em temer pela segurança de suas novas terras, preocupados com as incursões que se sucediam em novas viagens, nas quais se iam dilatando seus reinos.
Foi o Papa Alexandre VI em 1494, que, para dirimir dúvidas e assegurar direitos aos tronos português e espanhol, ratificou os termos do Tratado de Tordesilhas, pelo qual o Novo Mundo foi dividido em duas metades, por uma linha que correndo de norte a sul, distante 370 léguas de Cabo Verde, vinha terminar abaixo de Paranaguá, nas proximidades de Laguna, hoje Sta. Catarina. Conquistadores espanhóis já haviam estado antes do ano de 1500 em costa americana, porém quando Cabral aqui aportou foi assegurado o direito de Portugal de acordo com o Tratado de Tordesilhas. Dessa forma passou a ter excepcional importância a Vila de Paranaguá, fundada pelo Foral Régio de D. João IV em 1648 pela situação geográfica que a colocava como baluarte do mundo português em seu extremo meridional, pois o povoamento da região já datava de quase um século antes. Havia interesse do Rei de Portugal em prover a Vila de recursos materiais e espirituais, para desse modo, robustecer este pedaço do reino em terras da América. Para cá foram destacados homens de reconhecida capacidade administrativa, fidalgos reinóis e pessoas esclarecidas, que em Paranaguá ou na Vila de S. Paulo atuaram de mai.eira decisiva no engrandecimento da região litorânea. Assim se processou durante o século 17, desde a fundação da Vila até começos do século 18, quando Paranaguá se apresentava então, na Capitania de São Paulo, revestida de importância sob vários pontos de vista.
Filho, Annibal Ribeiro. Conceito Social e influência regional de Paranaguá nos primórdios do século 18. 1965. p. 1 e 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário