Rua Comendador Araújo, em 1905. Ao fundo, a Praça Osório – Imagem: PMC
Em primeiro plano a Rua-Comendador-Araújo e adjacências vista do alto -em-1929-
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No inicio do Século XX o terreno onde hoje funciona a Rodoferroviária de Curitiba, teve um importante empreendimento, que era a Usina Termoelétrica do Capanema.
Construídas nas terras do Barão de Capanema, de Frente para a Av. Capanema, que hoje se transformou na conhecida Avenida Presidente Affonso Camargo.
Este mesmo local, anos mais tarde foi vendido para uma empresa Francesa, inaugurando em 1913 os bondes na capital, local onde saiam os bondes elétricos que operavam algumas linhas instaladas na cidade de Curitiba.
Já em meados do século XX, ali se instalou as oficinas da RFFSA.
No inicio de 1970 a União repassou o terreno para a Prefeitura Municipal de Curitiba, que iniciou a construção da rodoviária, tendo sua conclusão e inauguração em 13 de novembro de 1972.
Contestado.
União da Vitória.
1912/1916
Foto: Claro Jansson
Contestado, União da Vitória 1912/1916
Foto: Claro Jansson
Povo acompanhando o funeral de João Gualberto, comandante do Regimento de Segurança, morto na Batalha do Irani, quando do conflito do Contestado.
EM PRIMEIRO PLANO A PRAÇA RUI BARBOSA E ADJACÊNCIAS
DÉCADA - 1970
VISTA DE CURITIBA- EM PRIMEIRO PLANO A PRAÇA SANTOS ANDRADE E ADJACÊNCIAS
1964
AVENIDA VISCONDE DE GUARAPUAVA - 1939
Quando foi inaugurado, em 1947, o estádio Durival Britto era o terceiro maior do país. Seu nome homenageia o superintendente da Rede responsável por sua construção. (Foto: coleção Cid Destefani)