quarta-feira, 24 de novembro de 2021

As Urnas do Tempo da Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba.

 As Urnas do Tempo da Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba.


Pode ser uma imagem de 1 pessoa, ao ar livre e texto que diz "c GEOGOY Primeira Estação do centro de Paranaguá e o armazém de encomendas. 1MAG ARQUIVOFUJITA"A primeira delas foi enterrada no local da primeira estação de Paranaguá (foto) no lançamento da pedra fundamental da construção da ferrovia, na presença de D. Pedro II. A urna, um cofre de ferro colocado logo abaixo da pedra, continha a colher de prata com que o imperador lançou o cimento, jornais do dia, moedas e uma cópia da ata. A intenção era que a urna fosse aberta no primeiro centenário da estrada de ferro, no entanto, uma explosão da estação de Paranaguá destruiu a pedra fundamental e desapareceu com a urna. O exército chegou a fazer buscas com detectores de metal, encontrando apenas três moedas: de 20 réis, de 100 réis e de uma pataca.

Em 1935 foi enterrada outra urna, em Curitiba, comemorando o cinquentenário da construção. Nela, estavam cartazes da época comemorando a data, um gráfico mostrando a evolução das obras da ferrovia (1880-1885) e uma medalha comemorativa. Cinquenta anos depois, em 1985, a urna foi aberta.

Outra urna com materiais comemorativos do centenário foi lacrada e enterrada no jardim da antiga estação de Curitiba. Essa urna será aberta em 2035, na comemoração do 150º aniversário da estrada de ferro.

Foto: Arquivo Fujita.
Fonte : Estação de Curitiba - Reportagem: Leandro Luiz dos Santos e Diego Antonelli. Parte 3: 25 de fevereiro de 2015
Site https://especiais.gazetadopovo.com.br/.../estacao-de.../ acessado em 04/11/2021 por AlmirSS – IHGP

Nenhum comentário:

Postar um comentário