segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

O naufrágio do Vapor São Paulo em Guaratuba, 1868.

 O naufrágio do Vapor São Paulo em Guaratuba, 1868.


Nenhuma descrição de foto disponível.

No dia 26 de novembro de 1868, devido a um temporal, o vapor São Paulo encalhou na praia de Caieiras, em Guaratuba. O navio vinha do Rio da Prata com destino ao Rio de Janeiro e faria uma escala no Porto de Paranaguá.

O vapor transportava 200 feridos da Guerra do Paraguai (1864-1870), além de 10 marinheiros, 2 desertores, 5 prisioneiros de guerra e vários passageiros. De acordo com os noticiários da época, “todos se salvaram”, inclusive um cavalo que estava à bordo.

O jornal Diário do Rio de Janeiro, de 13 de dezembro de 1868, noticiou que a barra de Guaratuba tem “servido de leito a muitos navios” que ali encalham e que “o subdelegado de polícia lançou mão de todos os recursos que estavam ao seu alcance para arrancar os náufragos da pobre vila de Guaratuba, onde necessariamente faltariam até os gêneros de primeira necessidade”.

Foi o vapor Marumby, da Companhia Progressista, que transportou os náufragos para o Rio de Janeiro. Depois do ocorrido, o governo provincial paranaense foi pressionado a iniciar os trâmites para a construção do farol da Ilha do Mel.

Os restos do vapor S. Paulo pode ser visto ainda hoje na praia de Caieiras.

A imagem abaixo é uma montagem divulgada pela prefeitura de Guaratuba. Trata-se de uma representação do Vapor S. Paulo e uma fotografia dos restos no navio atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário