sábado, 25 de fevereiro de 2023

A viagem de Paranaguá à Guaratuba no relato de Saint-Hilaire, em 1820:

 A viagem de Paranaguá à Guaratuba no relato de Saint-Hilaire, em 1820:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=626778205900993&set=pb.100057064585399.-2207520000.


Pode ser uma imagem em preto e branco de 1 pessoa, animal e ao ar livre

"Para ir de Paranaguá ao pequeno porto de Guaratuba, seria preciso que eu me despusesse primeiramente de canoas e remadores que me levassem até a extremidade da baía, em seguida que, ao desembarcar no Pontal de Paranaguá, eu encontrasse ali carros-de-boi que pudessem transportar-nos até a Baía de Caiobá, por um caminho beirando o mar; e finalmente – tendo em vista que é um pouco arriscado atravessar essa baía numa canoa, segundo me avisaram – que eu tivesse certeza de encontrar em Caiobá, alguns homens dispostos a levar nas costas a minha bagagem até Guaratuba, através de um caminho muito acidentado."

Foto s/d do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá - IHGP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário