quarta-feira, 26 de julho de 2017

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, ORIGEM E SIGNIFICADO DO SEU NOME

ÃO JOSÉ DOS PINHAIS: 
Foto: PautaSJP.com
Etimologia. 
"São Origina-se do latim “sanctus”, designando homem canonizado, sagrado, inviolável,
virtuoso, digno de veneração e que vive conforme os preceitos da lei divina, segundo a tradição judaicocristã.
(GGS - ABHF).

José Nome pessoal masculino. Vem do hebraico “Yosef”, pelo latim “Joseph”... que Deus multiplique,
o que agrega. (AB).

dos Contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino no plural “os”.

Pinhais Palavra formada pelo termo “pinho” e pelo sufixo nominativo plural “ais”. O termo “pinho
vem do latim “pinus”, a madeira do pinheiro. (ABHF, AGC, FT)."

Origem Histórica. As minas de ouro de Arraial Grande deram origem à cidade de São José dos Pinhais. Em 1690 o reverendo João da Veiga Coutinho construiu em Arraial Grande uma pequena capela, sob a invocação do Senhor Bom Jesus dos Perdões.
Praça 8 de Janeiro e Matriz, centro de São José dos Pinhais, ano 1908
O afluxo de pessoas à região continuou, sendo que em 1741, Balthazar Veloso da Silva e Salvador Albuquerque ainda exploravam as minas de ouro de Arraial Grande. No ano de 1775 o povoado foi elevado à categoria de freguesia.
Pela Lei Provincial n.º 10, de 16 de junho de 1852, a freguesia foi elevada à categoria de Vila, cuja instalação se deu em 08 de janeiro de 1853. Através da Lei Provincial n.º 474, de 05 de abril de 1877, a Vila de São José dos Pinhais passou a ser sede de Comarca.
De acordo com a Lei Estadual n.º 259, de 27 de dezembro de 1897, sancionada pelo governador José Pereira dos Santos Andrade, São José dos Pinhais recebeu foros de cidade. Hoje é um dos mais importantes municípios do Estado do Paraná, destacando-se na área industrial.
Segundo o pesquisador José Carlos Veiga Lopes, “...a localidade teve origem em uma capela edificada sob a invocação do Senhor Bom Jesus dos Perdões, em 1690, pelo reverendo João da Veiga Coutinho, cônego da catedral do Rio de Janeiro que, em 7 de agosto de 1696, doou por escritura à dita capela todos os seus bens móveis e imóveis, entre estes duas fazendas, a do Capucu e das Águas Belas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário