segunda-feira, 3 de julho de 2017

Grupo Escolar Tiradentes.

colegio-tiradentes-curitibaEm algumas participações da tia Iara eu observei ela falando algo sobre o colégio Tiradentes ter suas dependências na Rua Barão do Serro Azul bem em frente á estátua do homem nu na praça Dezenove de Dezembro em Curitiba.
Como não sou de perder tempo fui em busca de informações, de pronto tive resultados incríveis, pois além dos ótimos relatos da tia Iara, um amigo meu do facebook chamado José Luiz Maranhão também compartilhou algumas lembranças.
Confira abaixo:
Iara diz: O Grupo Escolar Tiradentes ficava na quadra seguinte da nossa casa bem em frente à estátua do Homem Nu na Praça 19 de Dezembro em Curitiba onde hoje é um prédio pequeno da Auto Escola Silva 
Lá estudaram todos nós no primário. Depois mais tarde, com o centenário do Paraná é que o Grupo passou para o novo prédio, onde lecionei até meu casamento. Bons tempos aqueles!
Naquele tempo era um sobradão de um andar, sendo no térreo o gabinete da diretoria, duas salas de aulas, sala de música, banheiros. No andar superior havia quatro salas de aula. Já no pátio havia mais três ou quatro salas de aula, e bem ao fundo ficava uma cantina.
Fui aluna de dona Nair Macedo, e mais tarde fui funcionária da mesma já no novo prédio do outro lado da Praça 19 de Dezembro, e mais tarde ainda trabalhei com sua sobrinha Eliette Macedo Nery. (ainda viva).
José L. Maranhão diz: Lembro que havia um simpático soldado da policia militar que organizava o transito na entrada e saída da escola. Ele utilizava o capacete padrão da PM na época, que era branco; dai o seu apelido “cabeça de gesso”. Entre os dois períodos (entrada e saída dos escolares) ela trocava a farda, vestia um avental e trabalhava como barbeiro, cortando, a baixo preço, o cabelo da gurizada. Era uma figura!…
Iara diz: Lembro-me bem desta figura, pois morava nos fundos do Grupo com sua família. Certa vez o convidei para dar umas aulas de trânsito para meus alunos do 2° ano e ele se saiu bem que todas as outras turmas aderiram também. Além disso ele nos ajudava em todas as dificuldades que tínhamos.

Um comentário: