quarta-feira, 7 de abril de 2021

Ginásio Nilo Cairo : Apucarana, PR

 

O atual Colégio Estadual Nilo Cairo, inicialmente denominado Grupo Escolar Municipal de Apucarana, surgiu no ano de 1949. Tendo como diretora a professora Ailena Luvison Franck. O antigo Grupo Escolar, englobava a Escola Normal Regional e a Escola Normal Secundária. No ano de 1956, ocorreu o desmembramento das Escolas, permanecendo apenas a Escola Normal Secundária que se juntou à Escola de Aplicação, surgida no mesmo ano. Ambas funcionavam no prédio que viria a se tornar a sede do atual Colégio Estadual Nilo Cairo.
O Segundo Grupo Escolar de Apucarana, foi criado em 26 de novembro do ano de 1956. As aulas iniciaram-se em 25 de fevereiro de 1957, com 477 alunos nos turnos matutino e vespertino. Na época, havia 17 professores.
A denominação atual Colégio Estadual Nilo Cairo foi oficializada em 1977, em homenagem ao Dr. Nilo Cairo da Silva, natural da cidade de Paranaguá. Foi oficial militar, médico, professor e Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cuja fundação defendeu exaustivamente. O Dr. Nilo Cairo atuou como mestre em várias áreas do conhecimento, tais como Anatomia Microscópica, Anatomia Patológica, Fisiologia e Homeopatia. Lecionou nos cursos de Medicina, Odontologia e Farmácia e passou boa parte de sua vida profissional entre as cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
Atualmente, o Colégio é mantido e administrado pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Sendo o colégio de maior porte do Núcleo Regional de Educação (NRE) do Município de Apucarana, com 1520 alunos matriculados nos períodos matutino, vespertino e noturno. O Colégio oferece o Ensino Fundamental, o Ensino Médio (antigo 2º grau), o curso Formação de Professores e os cursos de Espanhol e Francês básicos, ligados ao Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), da SEED.
Disponível em: http://www.apunilocairo.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=11#. Acesso em: jun. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário