sexta-feira, 30 de abril de 2021

1953: Esporte Clube Água Verde – Curitiba (PR)

 O Esporte Clube Água Verde foi um clube brasileiro de futebol, da cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Suas cores eram verde e branco e num outro período (entre 1953 a 1960) era Alviceleste. O ‘’Tigre Alviverde’’ foi Fundado na terça-feira, do dia 14 de Julho de 1914, com o nome de Savoia Foot Ball Club, no bairro Água Verde, em Curitiba. Em 1926, uniu-se ao Savóia Futebol Clube, originando o Savóia-Água Verde.

Sede dos aguaverdeanos ficava na Rua Bento Viana, nº 117, no Bairro de Água Verde, em Curitiba. O seu Estádio era o ‘Orestes Thá’ (onde hoje é a sede social do Paraná Clube)no Bairro da Vila Guaíra, inaugurado no Domingo, do dia 16 de Agosto de 1953.

No período da Segunda Guerra Mundial, o Savóia-Água Verde foi obrigado pelo governo brasileiro a alterar seu nome, já que o país havia declarado guerra à Itália e o presidente Getúlio Vargas havia proibido que agremiações esportivas usassem nomes que lembrassem países do Eixo.

Savóia havia sido criado por descendentes de italianos, além de possuir as mesmas cores do país europeu. Logo, o Savóia-Água Verde passou a se chamar Esporte Clube Brasil em 3 de março de 1942.

Uma nova proibição por parte do governo federal fez com que o clube voltasse a ser chamado Água Verde Futebol Clube em 1944.

O clube faturou dois títulos no Torneio Início Paranaense1949 e 1953. Também conquistou o Torneio Cidade de Curitiba, em 1967 e no mesmo ano se sagrou campeão do Campeonato Paranaense de 1ª Divisão.

Na final, venceu o Grêmio Maringá por 1 a 0 no dia 19 de dezembro, após empatar as outras partidas extras em 0 a 0 e 2 a 2. Em 12 de agosto de 1971, o Água Verde passou a se chamar Esporte Clube Pinheiros e adotou as cores azul e branco.

A Sede nos dias atuais

Fontes e recortes: Wikipédia – Jornal Correio da Noite (ano de 1959) – Google Maps – Paraná Esportivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário