A FUNDAÇÃO DA COLÔNIA IVAY

A Colônia Federal de Ivay foi fundada no Paraná, em 1907, a 200 km da capital Curitiba e 87 km de Ponta Grossa. A mesma estava vinculada ao município de Ipiranga e possuía dois núcleos populacionais, um denominado Calmon e outro São Roque. Esta núcleo era composto de 519 (quinhentos e dezenove) pessoas, organizadas pelo governo federal.
O nome Ivaí, foi escolhido em virtude do Rio Ivaí, já existente, e pela junção do Rio Patos e São João. Ivaí na linguagem indígena significa: “Rio das Frutas”.
A colonia foi inicialmente povoada por imigrantes ucranianos e poloneses. Além destes, também se estabeleceram nesse espaço: alemães, italianos e holandeses. Quando os primeiros imigrantes chegaram, essa região já era habitada por índios e bugres.
Ainda como território de Ipiranga, criou-se a primeira capela de Ivaí, denominada “Sagrada Coração de Jesus”, que era atendida por Prudentópolis, e veio a constituir a atual igreja do mesmo nome e sede paroquial.
Em 1961, ocorreu o desmembramento de Ipiranga e foi criado o município de Ivaí. Geograficamente ele está situado na região Sudeste do Paraná. Seu território é de 608 km2 e atualmente possui cerca de 12.815 habitantes.
(Foto: novomilenio.inf.br)
Paulo Grani
Nenhum comentário:
Postar um comentário