quarta-feira, 29 de setembro de 2021

A Estação Bariguí foi aberta em 1891, com a inauguração do primeiro trecho da ferrovia Curitiba-Ponta Grossa.

 A Estação Bariguí foi aberta em 1891, com a inauguração do primeiro trecho da ferrovia Curitiba-Ponta Grossa.


Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.
A Estação Bariguí atendeu também trens de subúrbio no trecho Curitiba-Passaúna, dos anos 1950 até o ano de 1977. Nesse ano, a linha foi substituída pela variante Pinhais-Engenheiro Bley, passando bem mais ao sul de Curitiba, e acabou tendo os trilhos retirados no início dos anos 1990.

Foi desativada no final dos anos 1970, com o fim do trem de passageiros entre Curitiba e Ourinhos, em junho de 1979. Sua edificação, de madeira, foi desmontada em 1986 e transferida para Balsa Nova, para atender ao trem turístico Curitiba-Lapa, implantado nessa época.

A estação ficava próxima ao Rio Bariguí, motivo pelo qual recebeu o seu nome. O local é próximo do anel viário de Curitiba, junto à divisa com o município de Araucária.

A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa chegou a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste. Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras, modificando totalmente o curso do ramal original. No início dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha em seu leito original.
(Fonte: estações ferroviárias.com.br)

Paulo Grani 

Nenhum comentário:

Postar um comentário