quarta-feira, 29 de setembro de 2021

ANTIGA FABRICA DE PRESUNTOS WITHERS

 ANTIGA FABRICA DE PRESUNTOS WITHERS


Pode ser uma imagem de árvore e ao ar livreFundada em 1904 pelo sr. Guilherme Lockwood Withers, com o nome "Frigorífica Paranaense", situava-se no atual bairro Bariguí.

Adiante, trecho extraído do livro "Impressões do Brazil no Seculo Vinte", editado em 1913 e impresso na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., acerca dessa grande empresa curitibana à época:

"G. L Withers - O sr. G. L. Withers é proprietário da Fábrica de Presuntos, situada em Curitiba. Esta fábrica, montada a capricho, possui câmaras frigoríficas e maquinismos dos mais modernos tipos. Além de presuntos preparados pelo sistema inglês e italiano, produz também a fábrica toucinho pelo sistema europeu, bacon, carnes salgadas e outras conservas de carne.

Em 1911, a matança foi de 5.000 porcos, pesando em média cerca de 170 libras cada um. As exportações, neste ano, para o Rio de Janeiro e São Paulo, foram de 1.200 caixas de bacon, com 65 quilos cada uma, 250 caixas de 15 presuntos cada uma, 600 barricas com carne salgada e, além das vendas locais, 100.000 quilos de toucinho.

A fábrica é dividida em várias seções: matadouro, casa para depósito dos animais recém-abatidos, sala de frigorífico, sala de salga, sala para secar a carne e fumeiros. Estas seções são providas de aparelhos mecânicos para movimentar as carnes. Os maquinismos de refrigeração, preparo de toucinho e lingüiças são movidos a vapor; os processos usados são modernos e nenhuma diferença fazem dos comuns às melhores fábricas congêneres da Europa.".

(Extraído de: novomilenio.inf.br)

Paulo Grani. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário