sábado, 12 de março de 2022

HISTÓRIA - PRIMEIRO CASAMENTO INTERÉTNICO DO PARANÁ

 

HISTÓRIA - PRIMEIRO CASAMENTO INTERÉTNICO DO PARANÁ




Você sabia que o primeiro casamento interétnico no Paraná, sendo uma das partes nipônica, aconteceu em 1919? Foi o casamento entre Shingo Matsuda, nascido no Japão e a jovem Magdalena Marchiori, descendente de italianos.

Magdalena trabalhava na Fábrica de Phosporos União  (próximo ao Passeio Público ) e o Shingo Matsuda, trabalhava na residência de Mister Gomm, o "cônsul" inglês de Curitiba. O casal se conheceu na casa dos Gomm, onde uma tia de Magdalena era cozinheira.

Este é o teor da certidão de casamento de Shingo e Magdalena:

"Na catedral de Curitiba, sob a benção do renomado Monsenhor Celso, no dia 20 de dezembro de 1919, Shingo Matsuda casou-se com Magdalena Marchiori. Ele solteiro, operário, nascido no Japão, no dia 08 de janeiro de 1889, residente e domiciliado, em Curitiba-PR, filho de Marafino Matsuda e Ina Matsuda. Ela solteira, doméstica, nascida em Curitiba-PR, no dia 03 de janeiro de 1896, residente e domiciliada, em Curitiba-PR, filha de Agostinho Marchiori e Olivia Marchiori. Os padrinhos foram Valentin Antônio Dallagnare e Vicente Michelatto, ambos negociantes".
Dias depois do casamento, Shingo e Magdalena se mudaram para Antonina onde abriram uma sorveteria no centro da cidade."

- Foto: Casamento de Magdalena e Shingo Matsuda. 1919. Acervo Mario Matsuda.

- Fonte: Livro Ayumi (caminhos percorridos): memorial da imigração japonesa: Curitiba e litoral do Paraná / Claudio Seto, Maria Helena Uyeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário