Em 1896, foi criado em Curitiba o Colégio Intermacional, o primeiro educandário adventista aberto no Brasil, localizado no então Largo do Rosário.
ANTIGO COLÉGIO INTERNACIONAL
Em 1896, foi criado em Curitiba o Colégio Intermacional, o primeiro educandário adventista aberto no Brasil, localizado no então Largo do Rosário. Começou atendendo famílias de imigrantes que chegavam à região Sul do país ministrando educação formal e a preparação de missionários.
O marco inicial da obra educacional no país se deu em outubro de 1895 quando Huldreich F. Graf foi enviado ao Brasil. Já em solo brasileiro, ele tomou a iniciativa de fundar na cidade de Curitiba a primeira escola adventista do Brasil.
Para liderar essa instituição, Graf chamou Guilherme Stein Junior, um jovem de 25 anos, filho de imigrantes suíços e alemães que era fluente em diversas línguas e que havia estudado por cerca de cinco anos na Escola Alemã de Campinas (SP).
Pouco depois, Guilherme Stein Junior foi para Santa Catarina prosseguir com a criação de outra escola e e foi substituído por Paul Kramer.
Em 1974, esse edifício, conhecido como "Palacete Wolf", foi desapropriado pela Prefeitura Municipal de Curitiba e, hoje, abriga o Instituto Municipal de Turismo.
(Fonte e Fotos: Revista Adventista)
Paulo Grani
Nenhum comentário:
Postar um comentário