O PORTO DO GATO E D. PEDRO II
No local, morava um pescador de nome José da Silva Gato, parente do conhecido bandeirante Borba Gato e, portanto, o atracadouro da sua canoa à vela e acesso à sua humilde casa, era chamado pelos nativos de "Porto do Gato". O local foi desapropriado para instalação da primeira Estação de Trens do Paraná e, na sua orla, o novo porto de Paranaguá que seria mudado de suas antigas instalações junto ao velho trapiche do rio Itiberê.
Chegara o grande dia do lançamento da "Pedra Fundamental", 05/06/1880, data tão esperada por toda a população de Paranaguá. Dom Pedro II, que estava de regresso de sua viagem ao interior do Paraná desembarcara, pouco antes, achando-se presente no local às 15 horas em ponto, dando, imediatamente, início à rápida cerimônia que durou 15 minutos !
Estava assim lançada a "pedra fundamental" da futura Estação que foi batizada com o nome "Dom Pedro II" e recebeu os primeiros trilhos que foram estendidos sobre os trapiches que foram fincados até às plataformas que formaram os atracadouros que receberam os primeiros navios que fundearam no atual Porto de Paranaguá.
Concomitantemente, os trilhos foram estendidos até ao centro da cidade de Paranaguá, chegando à primeira Estação lá construída, que hoje não mais existe, ficava bem próxima da atual Estação Ferroviária.
Simultaneamente, novos trilhos foram instalados em direção à Curitiba, passando por Morretes, formando a majestosa Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba. Vale lembrar que o marco zero da estrada está instalado cerca de cem metros adiante da plataforma de embarque/desembarque dessa nova Estação.
Assim, o sonho dos paranaguaras estava realizado! A gigante importância dessa ferrovia interligando o Porto de Paranaguá à Capital do Paraná e, mais tarde, à outras cidades paranaenses, é um capítulo à parte.
Paulo Grani
Grupo de visitantes sobre um trapiche do Porto, posam para o fotógrafo Arthur Wischral, década de 1920. O porte do grande navio atracado nos dá a dimensão da importância da inauguração realizada por D. Pedro II, reivindicada pelos parnanguaras.
Foto: Arquivo Público do Paraná
Foto: Arquivo Público do Paraná
Primeiro trapiche estendido, levava os trilhos que ligavam a Estação à cidade de Paranaguá e à Curitiba.
Foto: Arquivo Público do Paraná
Foto: Arquivo Público do Paraná
A primeira Estação Ferroviária construída em solo Paranaense, junto ao antigo Porto do Gato, depois Porto Dom Pedro II.
Foto: Biblioteca Nacional.
Foto: Biblioteca Nacional.
Movimento das atracações no entorno dos trapiches, década de 1910.
Foto: Arquivo Público do Paraná
Foto: Arquivo Público do Paraná
Foto de 1912, mostra a extensão dos trapiches e armazéns construídos ao fundo.
Foto: Arquivo Público do Paraná
Foto: Arquivo Público do Paraná
Instalações das empresas que movimentaram as exportações de erva-mate e madeiras pelo Porto.
Foto: Arquivo Público do Paraná
Foto: Arquivo Público do Paraná
Foto da década de 1890, mostra a enseada do Gato e os primeiros trapiches do Porto Dom Pedro II.
Foto: IHG Pguá.
Foto: IHG Pguá.
Nesta foto de 1912, vê-se, em primeiro plano, o edifício da nova Alfândega, ladeada pela velha Estação, unidos por trapiches até o atracadouro.
Foto: IHG Pguá.
Foto: IHG Pguá.
Vista das instalações da empresa Guimarães & Cia. e, ao fundo, o trapiche principal.
Foto: IHGPguá.
Foto: IHGPguá.
Nesta fo da década de 1890, a primeira Estação Férrea construída junto ao centro da cidade de Paranaguá.
Foto: IHGPgua.
Foto: IHGPgua.
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