Casa onde funcionava o Armazém de Vitório Emanuel Bobato; localizada no Umbará-Década de 1930
***Fotógrafo: Fernando augusto/Acervo: casa da Memória ***
Praça Santos Andrade, a direita o prédio da UFPR em reforma - 1953
Rua XV no início dos anos 70. Embaixo, à direita, a CONFEITARIA GÊNOVA.
Em construção o hotel na esquina das atuais Av. Luiz Xavier com a Ermelino de Leão.
HOSPITAL VICTOR DO AMARAL.
"A 03 de setembro de 1893 foi inaugurado em Paranaguá o tráfego de "bonds", da Empresa de Transportes Paranaguense, da qual foi o primeiro diretor o Cel. João Eugênio Gonçalves Marques. Nas fotos: Bondinho de Burro usado no transporte de passageiros, e da Máquina a Vapor para transporte de cargas e a Carroça puxada a muares. Presentemente, o serviço de passageiros é feito por ótimos e confortáveis ônibus que cruzam as avenidas lindo a cidade aos bairros." (Álbum Documentário do Paraná - Tri_Centenário do município de Paranaguá 1948)
Obras de construção do Porto D. Pedro II.
Um Britador de Pedras foi construído na Ilha da Cotinga para beneficiar as pedras para a construção do porto. Nesta ilha chegaram a trabalhar 85 homens, na extração e britagem de pedras.
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Acervo Digital IHGP — com Almir SSi em Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá - IHGP.
Obras de construção do Porto D. Pedro II.
CHRISTIANI E NIELSEN Sugeriu que fosse substituído o Sistema de construção do cais de Caixões de Concreto, por Cortina de Estacas Prancha de Cimento, mais econômicas e este método já havia sido utilizado em outros portos do Brasil (Rio de Janeiro, SAntos, etc,). Formalizada a alteração, as obras prosseguiram ativamente. Os bate- estacas foram instalados. O ruído de percussão intermitente, verdadeira música para os parnanguaras, reboava através da baía. Na construção do cais trabalharam 120 homens. Urgia cumprir o cronograma da obra.Acervo digital IHGP — com Almir SSi em Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá - IHGP.
**Locomotiva a vapor em operação, tracionando mais de 7 vagões carregados de lenha, seguindo para Curitiba. **
Foto: Arthur Wischral
Estação de General Lúcio (LGI), município de Araucária - Pr., em 1991 durante um dos passeios para a Lapa, no tempo da RFFSA
Autor desconhecido