segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Casa onde funcionava o Armazém de Vitório Emanuel Bobato; localizada no Umbará-Década de 1930 ***Fotógrafo: Fernando augusto/Acervo: casa da Memória ***

 Casa onde funcionava o Armazém de Vitório Emanuel Bobato; localizada no Umbará-Década de 1930
***Fotógrafo: Fernando augusto/Acervo: casa da Memória ***


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Praça Santos Andrade, a direita o prédio da UFPR em reforma - 1953

 Praça Santos Andrade, a direita o prédio da UFPR em reforma - 1953


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Rua XV no início dos anos 70. Embaixo, à direita, a CONFEITARIA GÊNOVA.

 Rua XV no início dos anos 70. Embaixo, à direita, a CONFEITARIA GÊNOVA.


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Em construção o hotel na esquina das atuais Av. Luiz Xavier com a Ermelino de Leão.

 Em construção o hotel na esquina das atuais Av. Luiz Xavier com a Ermelino de Leão.


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HOSPITAL VICTOR DO AMARAL.

 HOSPITAL VICTOR DO AMARAL.


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"A 03 de setembro de 1893 foi inaugurado em Paranaguá o tráfego de "bonds", da Empresa de Transportes Paranaguense, da qual foi o primeiro diretor o Cel. João Eugênio Gonçalves Marques. Nas fotos: Bondinho de Burro usado no transporte de passageiros, e da Máquina a Vapor para transporte de cargas e a Carroça puxada a muares. Presentemente, o serviço de passageiros é feito por ótimos e confortáveis ônibus que cruzam as avenidas lindo a cidade aos bairros." (Álbum Documentário do Paraná - Tri_Centenário do município de Paranaguá 1948)

 "A 03 de setembro de 1893 foi inaugurado em Paranaguá o tráfego de "bonds", da Empresa de Transportes Paranaguense, da qual foi o primeiro diretor o Cel. João Eugênio Gonçalves Marques. Nas fotos: Bondinho de Burro usado no transporte de passageiros, e da Máquina a Vapor para transporte de cargas e a Carroça puxada a muares. Presentemente, o serviço de passageiros é feito por ótimos e confortáveis ônibus que cruzam as avenidas lindo a cidade aos bairros." (Álbum Documentário do Paraná - Tri_Centenário do município de Paranaguá 1948)


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Obras de construção do Porto D. Pedro II. Um Britador de Pedras foi construído na Ilha da Cotinga para beneficiar as pedras para a construção do porto. Nesta ilha chegaram a trabalhar 85 homens, na extração e britagem de pedras. Leia mais sobre, em: https://www.facebook.com/.../a.24164.../2453574171537641/... Acervo Digital IHGP — com Almir SSi em Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá - IHGP.

 Obras de construção do Porto D. Pedro II.
Um Britador de Pedras foi construído na Ilha da Cotinga para beneficiar as pedras para a construção do porto. Nesta ilha chegaram a trabalhar 85 homens, na extração e britagem de pedras.
Leia mais sobre, em:
https://www.facebook.com/.../a.24164.../2453574171537641/...


Acervo Digital IHGP — com Almir SSi em Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá - IHGP.

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Obras de construção do Porto D. Pedro II.

 Obras de construção do Porto D. Pedro II.


Nenhuma descrição de foto disponível.CHRISTIANI E NIELSEN Sugeriu que fosse substituído o Sistema de construção do cais de Caixões de Concreto, por Cortina de Estacas Prancha de Cimento, mais econômicas e este método já havia sido utilizado em outros portos do Brasil (Rio de Janeiro, SAntos, etc,). Formalizada a alteração, as obras prosseguiram ativamente. Os bate-
estacas foram instalados. O ruído de percussão intermitente, verdadeira música para os parnanguaras, reboava através da baía. Na construção do cais trabalharam 120 homens. Urgia cumprir o cronograma da obra.
Acervo digital IHGP — com Almir SSi em Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá - IHGP.

**Locomotiva a vapor em operação, tracionando mais de 7 vagões carregados de lenha, seguindo para Curitiba. ** Foto: Arthur Wischral

**Locomotiva a vapor em operação, tracionando mais de 7 vagões carregados de lenha, seguindo para Curitiba. **
Foto: Arthur Wischral


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Estação de General Lúcio (LGI), município de Araucária - Pr., em 1991 durante um dos passeios para a Lapa, no tempo da RFFSA Autor desconhecido

 Estação de General Lúcio (LGI), município de Araucária - Pr., em 1991 durante um dos passeios para a Lapa, no tempo da RFFSA
Autor desconhecido


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