quinta-feira, 8 de abril de 2021

Igreja São João Batista : Foz do Iguaçu, PR

 

Em 1922, o Padre Guilherme Maria Thiletzek, por ordem do Bispo de Curitiba, D. João Francisco Braga, fez uma viagem a Foz do Iguaçu, para estudar as possibilidades da criação de uma paróquia, ou um curato, para atender as necessidades especiais da comunidade.
No dia 26 de setembro de 1923, foi nomeado o Padre Guilherme como
encarregado da igreja de Foz do Iguaçu, que chegou acompanhado pelos Padres João Progzeba e do Irmão Bianchi. A pequena capela erguida nos primórdios da colonização, não era suficiente para atender ao grande número de religiosos que surgiu.
Durante a Revolução Paulista, entre os anos de 1924 e 1925, muitos moradores perderam tudo. Com o fim da revolução, durante a Semana Santa de 1925, a população organizou uma missa em ação de graças pela libertação, seguida de grandes festejos, com fogos de artifício, que acabaram caindo no telhado de madeira e incendiando a igreja. Foi necessário solicitar subvenção para a construção de uma outra igreja.
Em 24 de junho de 1925, foi solenemente benta e colocada a pedra fundamental da nova Igreja Matriz, que foi finalmente inaugurada em dezembro de 1952 por Dom Manoel Könner. Em 1978, foi reformada e ampliada, com as laterais atuais.
Então iniciou-se a construção da Igreja São João Batista, padroeiro da cidade, a mesma que existe ainda hoje e que é a catedral do bispado de Foz do Iguaçu.
Disponível em: http://www.pmfi.pr.gov.br/turismo/%3Bjsessionid%3D4fbbfebed6e6cd93585ebb888fb1?idMenu=1223. Acesso em: jan. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário