sexta-feira, 1 de outubro de 2021

RELEMBRANDO O ESTÁDIO BELFORT DUARTE Histórica foto de 15/11/1932

 RELEMBRANDO O ESTÁDIO BELFORT DUARTE
Histórica foto de 15/11/1932


Nenhuma descrição de foto disponível.Histórica foto de 15/11/1932 da inauguração da primeira fase do então Estádio de Futebol Belfort Duarte, pertencente ao Coritiba Foot Ball Club, com a realização de uma partida de futebol entre o Coritiba e o America-RJ, quando o coxa venceu por 4 a 2.

Antes da aquisição dessa área, os primeiros jogos do Coritiba aconteceram no Jóquei Clube Paranaense, em dias em que não havia corrida. Em 1916, com o apoio dos associados, o clube se transferiu para o Parque Graciosa, no bairro do Juvevê, e ficou lá até ter o contrato rescindido. Com essa rescisão, o Coritiba pagou uma boa indenização e passou a procurar um terreno para a construção de um novo estádio.

O clube era comandado na época pelo Major Antônio Couto Pereira, que dedicou sua vida ao Coritiba. Foi ele quem encontrou a área, pago com um empréstimo de 120 mil contos de réis junto à Caixa Econômica Federal, com juros de 12% ao ano.

O novo estádio, denominado de "Belfort Duarte", ficou pronto em 1932 e foi inaugurado no mesmo ano, com a partida Coritiba 4×2 America Football Club. Ali o Coxa mandou seus jogos até 1956, quando o então presidente, Arion Cornelsen, anunciou uma reforma.

Arion alegou que a torcida do Coritiba havia crescido muito na última década e que aquele era o momento certo para a ampliação do Belfort Duarte, em vista do dinheiro arrecadado com a Loteria Esportiva.

Em 1977, com as obras já concluídas, o nome do estádio foi alterado para Major Antônio Couto Pereira, em homenagem ao responsável pela sua construção.
(Fonte e foto: Coritiba.com.br)

Paulo Grani 

Nenhum comentário:

Postar um comentário