terça-feira, 4 de maio de 2021

de A. W. PARANÁ - Subida do Pico Marumby EM 06/06/1926. Carimbo no verso: Phot. Arthur Wischral, Curityba, Paraná, Brazil.

 

PORTO DE CIMA - Fotografia original (12x17cm) de Arthur Wischral mostrando um agrupamento de pessoas.

 

POSTAL - ESTRADA DE FERRO DO PARANÁ, CURITIBA-PARANAGUÁ - VIADUTO DO TAQUARAL - N. 109 da coleção Arthur Wischral (iniciais gravadas na chapa). Circa anos 20/30.

 

POSTAL - ESTRADA DE FERRO DO PARANÁ, CURITIBA-PARANAGUÁ - AS TRÊS PONTES NO GIGANTE - N. 368 da coleção Arthur Wischral (iniciais gravadas na chapa). Circa anos 20/30

 

de A. W. Interior da cozinha do vagão da Presidência da Estrada de Ferro do Paraná. Anos 30. Com carimbo no verso: Phot. Arthur Wischral, Curityba, Paraná, Brazil.

 

POSTAL - ESTRADA DE FERRO DO PARANÁ, CURITIBA-PARANAGUÁ - PONTE S. JOÃO, KM. 61-63 - N. 82-B da coleção Arthur Wischral (iniciais gravadas na chapa). Circa anos 20/30.

 

FOTOGRAFIAS DA CONSTRUÇÃO DA USINA CHAMINÉ (1928/1929), A PRIMEIRA GRANDE USINA DE GERAÇÃO DE ENERGIA DO PARANÁ, até hoje em funcionamento.

 *A Usina Hidrelétrica Chaminé possui capacidade instalada de 18 MW, está localizada na margem esquerda do Rio São João, no município de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), em área de preservação permanente na Serra do Mar, a 78 km da capital do Estado do Paraná. Foi o primeiro grande projeto hidrelétrico do Paraná e teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de Curitiba. Foi construída pela Companhia Força e Luz do Paraná, sob a orientação do engenheiro americano Howell Lewis Fry

começando a operar em 1930. Ao ser concluída, em 1931, permitiu a desativação da Usina Térmica do Capanema, que era movida a lenha. Foi incorporada pela COPEL em 1975. Até hoje, Chaminé mantém-se funcional e tecnicamente engenhosa. Um destaque é o meio de transporte entre a vila residencial e a casa de força, realizado por um bondinho (trole) em atividade desde 1928. O percurso é de mais de 600 metros, vencendo planos praticamente verticais e declives de até 55 graus em aproximadamente 10 minutos.

POSTAL - ESTRADA DE FERRO DO PARANÁ, CURITIBA-PARANAGUÁ - AS TRÊS PONTES - N. 73-B da coleção Arthur Wischral (iniciais gravadas na chapa). Circa anos 20/30.

 

GRAVURA SÉC. XIX (circa 1890) - CHEMIN DE FER DE PARANAGUÁ A CURITIBA - VUE PRISE AU MORRO DE MARUMBY. VISTA DO PICO MARUMBY a partir da Estrada de Ferro do Curitiba-Paranaguá. Gravura colorida a mão. Desenho de T. Weber

 

POSTAL - ESTRADA DE FERRO DO PARANÁ, CURITIBA-PARANAGUÁ - TÚNEL NÚMERO 6, KM. 62 - N. 375 da coleção Arthur Wischral (iniciais gravadas na chapa). Circa anos 20/30.