quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Rua Ermelino de Leão, anos 80

 Rua Ermelino de Leão, anos 80


Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, carro, rua e estrada

Vista aérea da região da Rodoferroviária na segunda metade da década de 1960

 Vista aérea da região da Rodoferroviária na segunda metade da década de 1960

(provavelmente é 1968 ou 1969). No terreno em que ela foi construída já não havia a usina termoelétrica que usava a pressão de vapor de duas caldeiras para acionar geradores de energia elétrica para o município de Curitiba. Nessa época a Avenida Silva Jardim não existia como a temos em nossos dias. O acesso para a Companhia Fiat Lux de Fósforos de Segurança era feito pela Travessa Pinheiro. A Rua Conselheiro Laurindo terminava na Avenida Sete de Setembro. Sua ampliação passou sobre o aterro onde ficavam os trilhos que uniam o pátio ferroviário do agora Shopping Estação ao pátio ferroviário de cargas da agora Rodoferroviária. O Rio Ivo corre em um leito retificado com caixa de alvenaria ao lado do muro da Fiat Lux e vem desaguar no Rio Belém entre as duas pontes na parte baixa esquerda da imagem. Os barracões que serviram de oficinas da RVPSC construídos durante a administração do Coronel Durival Britto e Silva na ferrovia são de 1944. Atualmente são garagem das automotrizes da operadora do trem entre Curitiba e Morretes e sede da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional Paraná.

Pode ser uma imagem de arranha-céu

Rua XV de Novembro, por volta da década de 1910. Fonte - MEMÓRIAS DE CURITIBA.

 Rua XV de Novembro, por volta da década de 1910.
Fonte - MEMÓRIAS DE CURITIBA.


Pode ser uma imagem de ao ar livre

Foto aérea de 1967. Bairro Alto, Pinhais, com a Rodovia Leopoldo Jacomel no alto e barracões do DER à direita.

 Foto aérea de 1967. Bairro Alto, Pinhais, com a Rodovia Leopoldo Jacomel no alto e barracões do DER à direita.


Nenhuma descrição de foto disponível.

FERROVIA PARANAGUÁ - CURITIBA Acervo: Luiz Antonio Florenzano

 


Pode ser uma imagem de texto que diz "Roça Nova, Klm. 80,500, alt. 950,00 metros. Vistas panoramicas da pitoresca estação, apanhadas de dois lados desse bello trecho onde encontra portico da serra nicia descida della, encontrando-se no leito do tunel mais alta cote dą linha."

Estação Ferroviária de Curitiba- Anos 50.

 Estação Ferroviária de Curitiba- Anos 50.


Pode ser uma imagem em preto e branco de trem e ferrovia

O bosque a esquerda, hoje é o bosque do alemão. foto anos 70.

 O bosque a esquerda, hoje é o bosque do alemão. foto anos 70.


Pode ser uma imagem de ao ar livre

Desfile de Carnaval na rua XV de Novembro, início do século XX.

 Desfile de Carnaval na rua XV de Novembro, início do século XX.


Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e multidão

FERROVIA PARANAGUÁ - CURITIBA Acervo: Luiz Antonio Florenzano

 


Nenhuma descrição de foto disponível.

O Teatro Guaíra quase teve outra cara: conheça o projeto original. Fonte- https://www.gazetadopovo.com.br/.../teatro-guaira.../...

 O Teatro Guaíra quase teve outra cara: conheça o projeto original.
Fonte- https://www.gazetadopovo.com.br/.../teatro-guaira.../...


Pode ser uma ilustração