sábado, 1 de fevereiro de 2025

Feiticeiros Negros - O Mundo obscuro da bruxaria na África

 Feiticeiros Negros - O Mundo obscuro da bruxaria na África



Houve um tempo em que monstros, magia e demônios eram muito reais para as pessoas. 

Em muitas sociedades, houve uma época em que essas eram coisa do dia a dia, forças além de nosso controle ou compreensão que nos mantinham encolhidos na escuridão de nossas casas aterrorizados de medo. Com o advento da ciência e do iluminismo, grande parte da civilização foi capaz de afugentar essas sombras, de dissipar os monstros que nos atormentaram por tanto tempo. No entanto, em algumas sociedades deste planeta, tais crenças persistem teimosamente até hoje. Entre estas estão certos povos na África que acreditam em magia negra, bruxaria, espíritos malignos e demônios. Para eles, essas forças ainda são consideradas reais, muito reais.

A feitiçaria e a magia negra há muito estão enraizadas na tradição de diversos países africanos, e em muitas áreas rurais é considerado um fato da vida que bruxas e feiticeiros estão próximas. A gama de poderes e efeitos que essas bruxas e feiticeiros detêm varia de país para país, mas, em geral, perdura a crença de que eles são responsáveis ​​​​por doenças, fome e morte, e uma infinidade de outros infortúnios. Seriam capazes de amaldiçoar aqueles que cruzaram seu caminho, disseram ou criticaram seus atos malignos. Eles empregam todo tipo de poder blasfemo e degenerado para alimentar suas magias e desencadear os efeitos desejados. 

É um fato que corpos mutilados são frequentemente encontrados em certas áreas rurais da África, com órgãos removidos presumivelmente para uso em feitiços mágicos de bruxaria. Há ainda um rentável mercado de encantos realizados por um preço estabelecido. Muitas dessas supostas bruxas e feiticeiros agem motivados por impulsos desprezíveis de obter algum benefício próprio, contudo há aqueles que são simplesmente perversos. 


Incontáveis pessoas crédulas também procuram bruxas para curar doenças, remover maldições de mau olhado ou para obter encantos de amor. Entretanto, na África aqueles que mexem com feitiçaria são tipicamente vistos como pessoas inerentemente más. Na maioria dos países africanos, mulheres idosas são as mais acusadas ​​de praticar bruxaria seguindo o preceito de sabedoria matriarcal trazida com a idade. Já no polo oposto, pessoas albinas são frequentemente alvos da bruxaria por serem considerados sacrifícios mais valiosos. Ser acusado de bruxaria é um crime muito sério nessas regiões, levando à prisão, tortura, exorcismos violentos e até mesmo linchamento e execução.  

Nessa série de artigos faremos uma viagem pelo mais sombrio submundo da África, povoado por bruxas e feiticeiros, magia negra, espíritos malignos e morte. Se você acha que bruxaria é algo antigo e restrito a histórias medievais, saiba que está muito enganado. A feitiçaria nunca esteve tão ativa e sendo praticada quanto nos dias atuais.

A Nigéria, o país mais rico e populoso da África, é frequentemente considerado o lugar mais progressista e modernizado do continente, mas a crença na magia negra e feitiçaria é muito forte nessa nação. Um costume habitual entre meninos e homens é procurar feiticeiros para realizar um ritual de dinheiro que lhes permitirá enriquecer rapidamente. Em troca eles devem cumprir alguma demanda que o feiticeiro lhes pedir. Já foram relatados casos desses jovens praticando atos profanos como desenterrar cadáveres, roubar ou mesmo cometer assassinatos. Um caso emblemático envolveu um homem decapitando sua namorada para realizar o ritual do dinheiro. 


Há uma crença profunda da enraizada na sociedade de que a fortuna material pode ser alcançada por métodos mágicos. Os feiticeiros são aqueles que intermediam a possibilidade de enriquecer usando seus poderes para "abrir os caminhos". Em 2017 um levantamento apontou mais de 200 crimes motivados por crenças Místicas apenas em uma região do país. 

Entretanto, um problema ainda maior parece ser o de crianças e bebês rotulados como malignos ou possuídos por forças do mal. Tal crença resultou em abuso, abandono, tortura e até assassinato de menores de idade. Estima-se que 15 mil crianças somente no Delta do Níger foram vitimadas por suspeita de feitiçaria. Uma das forças motrizes por trás disso são vários pastores pentecostais que fizeram uma mistura de crenças de feitiçaria africanas e Cristianismo, valendo-se disso para alegar poder, purificar crianças malignas e expulsar espíritos. É claro, para tanto, cobram quantias exorbitantes dos pais. Entre os serviços promovidos estão exorcismos, que geralmente são violentos e podem incluir encarceramento, fome, o consumo de substâncias perigosas e até mesmo ser incendiado com gasolina.

Um dos mais notórios feiticeiros no país é Helen Ukpabio, que é a fundadora e líder espiritual da Igreja evangélica africana Liberty Foundation, com sede em Calabar, Nigéria. Ela e sua igreja foram acusados pela perseguição generalizada e assédio à crianças em seu ministério. Sua organização afirma que o Demônio e outros espíritos malignos têm a capacidade de possuir crianças e controlá-las mentalmente para torná-las seus servos. 

Ukpabio já foi denunciada por  grupos humanitários que se mostraram chocados por suas ações temerárias. Ainda assim, seu ministério se expandiu exponencialmente nos últimos anos chegando a mais de uma dezena de cidades no interior da Nigéria. As celebrações em seus templos envolvem rituais tribais mesclados a liturgia cristã, danças, batuques e representações cênicas. Em vídeos é possível ver figuras vestindo mascaras assustadoras e portando facas afiadas. Muitos ritos envolvem sangue, com sacerdotes se cortando e convidando os fiéis a beber de um cálice que lhes garantirá proteção divina.


Outros rituais são igualmente abomináveis, como uma espécie de sacrifício realizado anualmente em que centenas de pombos brancos são decapitados. O detalhe mais bizarro é que os fiéis usam os próprios dentes para esse fim. Não é raro que as celebrações conduzidas nesses templos terminem com um frenesi de sacrifícios de galinhas, cabras e bodes sendo esquartejados.

A Igreja também produz filmes sobre possessão demoníaca de crianças por meio de sua produtora a Liberty Films, expandindo ainda mais sua pregação venenosa. Muitos desses filmes incitam o medo usando cenas lúgubres que retratam crianças demoníacas enlouquecidas, matando seus pais e vizinhos e comendo sua carne ou bebendo seu sangue. 

Ukpabio foi acusada de promover um aumento maciço na violência contra crianças e casos de menores sendo abandonados, espancados e, abusados pelos próprios pais. Ela resistiu veementemente a todos os esforços para interromper suas atividades que ainda possuem muito apoio popular. De fato, uma simples ordem de condução para interrogatório em 2015 resultou em um grande distúrbio com feridos em Calabar. Na ocasião uma multidão cercou a delegacia para onde Ukpabio havia sido levada exigindo que ela fosse libertada. Carros foram incendiados e propriedades destruídas até que ela concordou em pedir aos seus fanáticos seguidores que se acalmassem.

As tentativas de ligar Helen Ukpabio a crimes violentos infelizmente não lograram êxito. Ela se protege com um dispositivo legal na Constituição que garante plena liberdade religiosa. As autoridades nigerianas tentam há anos processar Ukpabio, mas ela também possui defensores ferrenhos que incluem artistas e políticos. Estima-se que a fortuna da Igreja esteja na casa dos milhões de dólares, obtidos através de doações de seu rebanho fiel. 

Atualmente mais de 100 mil pessoas fazem parte da Igreja, ainda que o número de simpatizantes possa ser muito maior. Mas há outras histórias igualmente chocantes.

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Noites Sangrentas dos Umezzi - Os terríveis Feiticeiros da Tanzânia

 Noites Sangrentas dos Umezzi - Os terríveis Feiticeiros da Tanzânia


Continuando o artigo a repeito de Feitiçaria na África.

Nigéria não é a única nação africana assolada por uma epidemia supersticiosa de feitiçaria tribal.

Outro país que recentemente passou a enfrentar profundos problemas sócio-culturais relacionados ao tema é a Tanzânia. Localizada no sudeste do continente, esse extenso país conquistou sua independência em 1964 após uma longa história de colonização nas mãos de portugueses, alemães e britânicos. A Tanzânia é um país com múltiplas fronteiras e com pluralidade de culturas, possuindo cerca de 40 tribos fundadoras originais, cada qual com suas próprias tradições e costumes.

O misticismo sempre foi bastante difundido na Tanzânia, sobretudo na região de Tanganica, originalmente uma colônia portuguesa, posteriormente reclamada pela Alemanha no século XIX. Desde o início da ocupação colonial, os costumes locais chamavam bastante a atenção dos europeus. Muitos deles se sentiam intimidados pela ação de líderes tribais que impunham seu poder amparado no terror que conseguiam instilar nos nativos. Esses líderes tribais, não raramente desempenhavam o papel de feiticeiros com amplos poderes. Os nativos que serviam aos colonos brancos ou que simpatizavam com eles, eram perseguidos com violência. A brutal perseguição a nativos que se associavam a estrangeiros era uma questão muito séria.

Os feiticeiros da Tanzânia, conhecidos como Ma´ku Umezzi eram extremamente temidos e com razão. Eles comandavam grandes grupos de seguidores fanáticos que por sua vez impunham um regime de terror na população. Quando um Umezzi declarava um indivíduo como traidor ele e sua família passavam a viver sob grande ameaça. Os seguidores acreditavam que um Umezzi refletia a vontade dos espíritos e entidades que ele servia. Um traidor deveria ser trazido diante da congregação reunida e enfrentar uma espécie de julgamento pelos seus crimes - que poderiam ser algo como trabalhar para um estrangeiro ou mesmo aceitar presentes deles. Havia vários relatos de pessoas que simplesmente desapareciam na calada da noite, capturados pelos devotos e levados diante do conselho tribal.

Até meados da década de 1950 inúmeras pessoas sofreram com essa perseguição sistemática, criando um medo palpável na sociedade tanzaniana. Os alegados traidores sofriam com torturas aterrorizantes, eram amarrados em árvores e deixados para os animais selvagens, tinham o corpo coberto de mel e lançados em seguida em formigueiros ou eram afogados em lagos de areia movediça. O mais temido, no entanto, era ser sacrificado em algum ritual de sangue.

Quando os tambores tribais se faziam ouvir, ecoando no coração da selva, a população sabia que aconteceria um ritual e que as entidades sombrias receberiam sacrifícios humanos. O Misticismo da Tanganica contempla a existência de vários espíritos primevos que lá viviam antes mesmo dos humanos. Estes eram seres caprichosos demandavam respeito e ansiavam por sangue para aplacar sua ira. Conforme a tradição, apenas os Feiticeiros Umezzi podiam se comunicar com eles e oferecer os sacrifícios que acalmavam sua cólera. Os Umezzi também conheciam rituais e magias usadas para interceder em nome dessas entidades sinistras. Era daí que emanavam seus poderes. 

O ritual envolvendo sacrifício humano era um acontecimento importante e as pessoas eram forçadas a comparecer ao evento. Nessas horríveis celebrações, a vítima era trazida diante do Umezzi que realizava uma dança ritualística que visava abrir o caminho para as entidades se manifestarem. O som de tambores e batuques preenchia as clareiras iluminadas pelas tochas e tomada pela multidão transfixada de terror. As testemunhas recebiam bebidas alucinógenas que causavam visões medonhas. Em meio a gritos estridentes, o Umezzi declarava quando as Entidades Invisíveis se manifestavam e muitas pessoas sob o efeito das potentes drogas viam tais criaturas se materializando. Reações emocionais e surtos eram algo comum, a medida que a celebração prosseguia e o Umezzi fazia o seu trabalho sangrento. A vítima era degolada ou espancada cm porretes ritualísticos, seu corpo mutilado podia ser amarrado a cordas e erguido sobre a clareira, fazendo com que o sangue vertesse em profusão.

Imagem de um artigo britânico de 1930 sobre a feitiçaria na Tanganica

O poder dos Umezzi só começou a ser confrontado quando a Tanzânia conquistou sua independência e se uniu a nação vizinha de Zanzibar que tem uma rígida formação islâmica. Sob pressão de Zanzibar, a prática de feitiçaria foi declarada ilegal e seus utilizadores duramente reprimidos. Muitos feiticeiros foram presos e afastados, fazendo com que a influência desses supostos bruxos diminuísse exponencialmente. O islã condena qualquer prática envolvendo adivinhação, leitura do futuro e mais especificamente feitiçaria. 

Contudo, recentemente a Tanzânia tem experimentado uma espécie de reavivamento das práticas tribais envolvendo os Ma´ku Umezzi e sua feitiçaria. Por décadas esses costumes caíram em desuso, relegados a enclaves rurais mais atrasados no interior do país, mas de algumas décadas para cá eles parecem ter sido redescobertos, experimentando uma espécie de restauração. Até mesmo na capital da Tanzânia, Dodona há sinais de que a feitiçaria é uma prática cada vez mais em voga.

Em 2019 uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Crimes na África apurou que crimes relacionados a misticismo religioso tem crescido na Tanzânia. Crimes graves que incluem agressão, abuso, estupro e homicídios aumentaram incrivelmente tornando-se um problema sério a ser tratado pelas autoridades. Na cidade de Mwanza, a segunda mais populosa do país, crimes motivados por misticismo ocorrem com frequência cada vez maior. Não há números oficiais, contudo é evidente que abuso e agressões tem se tornado cada vez mais comum entre a população que se voltou para práticas tribais até então adormecidas.

"Os Umezzi estão de volta", declara Pbora Mwanani, investigador do Departamento Federal de Combate ao Crime na Tanzânia, um gabinete criado com objetivo de coibir a ocorrência de casos envolvendo cultos e seitas tribais. "A violência tem crescido e estamos em uma verdadeira guerra para evitar esses incidentes".

Bonecos mágicos são parte do folclore dos Umezzi

Tem sido uma batalha difícil, como o próprio Mwanani reconhece: "A situação é preocupante, a influência desses novos Umezzi é muito grande, sobretudo depois que eles começaram a chegar a cidades maiores. As pessoas, em especial jovens, parecem atraídas por velhos costumes que faziam parte da vida de seus avós".

A nova geração de feiticeiros que tem surgido na Tanzânia recorrem às mesmas táticas de terror dos seus antepassados, prometendo intermediar com as entidades ancestrais para garantir benefícios para seus seguidores. Os Umezzi prometem sucesso e riqueza para o rebanho que se reúne ao seu redor, conduzindo rituais para estabelecer o favor dos espíritos. Tudo com um custo! Mediante um pagamento acertado com o Umezzi - como uma forma de tributo, rituais podem ser realizados com o intuito de garantir trabalho, afastar inimigos, ganhar benefícios ou ainda conquistar fama e fortuna.

"As pessoas realmente acreditam que a feitiçaria pode interceder favoravelmente por elas. Que os bruxos conseguem persuadir as entidades a fazer o que eles desejam", explica Mwanani, "Para que a barganha seja bem sucedida, os Umezzi instruem esses indivíduos a obter sacrifícios de sangue".

Conforme as tradições locais, sacrifícios constituem uma espécie de moeda de troca entre mortais e espíritos e quanto maior a oferta, mais provável será obter o que se deseja. Muitos dos rituais de sacrifício envolvem animais como pombas, galinhas, bodes e cabras, mas é o sacrifício humano - em especial de crianças, o que trás melhores auspícios sobre o resultado almejado. Não é segredo que o tráfico de seres humanos, em especial de crianças, constitui um negócio rentável na África, mas nas últimas décadas a compra e venda de pessoas para utilização em rituais se tornou algo cada vez mais comum. Crianças são sequestradas e negociadas no submundo, vendidas para alimentar essa demanda em crescimento. Uma criança pode render um bom dinheiro para esses criminosos, em especial se for uma criança albina. Tradicionalmente albinos são tratados como pessoas tocadas pelos deuses e portanto sacrifícios mais potentes.

O Departamento de Combate ao Crime da Tanzânia investiga conexões dos Umezzi com o tráfico de seres humanos desde 2012 e concluiu existir um envolvimento direto entre eles. Também há raízes ligando esses Feiticeiros com aliciamento, tráfico de drogas e outros crimes. "A luta tem sido dura, mas é uma luta que precisa ser travada" diz Mwanani com resignação, "a outra opção seria fazer nada".

Na Tanzânia, o ditado "Tudo o que o mal oprecisa para triunfar é que homens bons não façam nada" parece encontrar um exemplo real. Felizmente há pessoas que enfrentam esse mal.

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