segunda-feira, 1 de março de 2021

“Década de 1960 - Vista aérea do Centro Politécnico. Fonte: Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná. No centro da imagem, o conjunto arquitetônico do Centro Politécnico; à esquerda, o Hospital Erasto Gaetner e, em seguida, parte da Avenida Comendador Franco.”

 

Pinterest – Diogo Félix

A Ponte Preta original sobre a Rua João Negrão, em 1905.

 


Antiga Estação Ferroviária e Viaduto “Ponte Preta”


Bairro Rebouças_ Locomotiva Antiga na Ponte Preta, sobre a Rua João Negrão Curitiba, 1999 Foto: Sergio Vieira/SMCS

Ao iniciar-se, em 1880, a construção da ferrovia ligando Paranaguá a Curitiba, a comissão encarregada dos estudos para a localização da estação ferroviária solicitou à municipalidade a doação do terreno à Companhia Geral de Estradas de Ferro.

Como se tratava, porém, de terreno aforado, somente nove anos depois foi o mesmo adquirido. O projeto da estação, baseado em modelo europeu, coube ao engenheiro, de origem italiana, Michelangelo Cuniberti.
Em 1894 o edifício foi ampliado com a construção de mais um pavimento, obra atribuída ao engenheiro Rudolf Lange. Com a transferência, em 1918, dos escritórios da companhia para outro local, passou o edifício por modificações que incluíram a criação de um salão nobre.

A Ponte Preta original sobre a Rua João Negrão, em 1905.
A Ponte

A primeira ponte foi inaugurada em 1885 e era conhecida como Ponte da Rua Schmidlin, porque passava sobre a via assim denominada em homenagem ao proprietário dos terrenos do local.
Com o aumento do tráfego ferroviário e do peso das composições, foi construída outra, inaugurada em 1944, com estrutura metálica, importada dos Estados Unidos, e montada sob a supervisão do seu projetista, o engenheiro Oscar Machado da Costa.


obtido de: https://blogdomaizeh.wordpress.com/2012/01/24/ponte-preta/

Conhecida como “Ponte Preta”, devido à cor com que por muitos anos foi pintada, a ponte foi desativada nos anos 70 devido à inauguração da nova estação rodoferroviária. Apoiada em pilares de cantaria, sua estrutura principal compreende três vigas, com altura variável —2.52 m nos apoios e 1.52m no centro do vão, com contrapesos formados por blocos de concreto armado destinados a reduzir os momentos no vão central.


Ponte Preta (Viaduto João Negrão) Curitiba, 11 de setembro de 2011
Foto: Kraw Penas – Comunicação SEEC krawpenas@seec.pr.gov.br
O comprimento total da ponte é de 32,89m, sendo que o vão central possui 21,28m e os laterais 5,80m. A distância entre as vigas principais é de 5,00m.

Avenida Presidente Wenceslau Braz, antes da sua reformulação, bairro Fanny, ano de 1998

 


Rua Martin Afonso antes de ser asfaltada, vista da rua Jerônimo Durski em 1979

 



Pinterest – Diogo Félix


Rua Martin Afonso esquina com Jerônimo Durski em 16/09/1979.

Pinterest – Diogo Félix

Rio Belém

 Obras de canalização no Passeio Público, 1965.

Fotógrafo: não identificado
Fonte: Arquivo Público Municipal de Curitiba/PR

Desde a inauguração do Passeio Público de Curitiba, em 1886, até 1965, seu lago era abastecido pelas águas do rio Belém. Em razão do alto índice de poluição desse rio, seu curso foi desviado - e canalizado - para a rua Luiz Leão, ao lado do parque. A partir de 1965 - até os dias atuais - as águas de um poço artesiano preenchem o volume da lagoa que integra o mais antigo parque da capital.


Facebook Antigamente em Curitiba – Hamilton Majeski




Essa aqui foi impressionante pra mim. Inacreditável que 30 anos atrás existia um coisa dessa pra atravessar o rio, olha o perigo disso.

Pinguela para atravessar o rio Belém no Boqueirão em 1987.

Pinterest – vald assunção



Rio Belém
Obras de canalização no bairro Ahú, 1996.
Fotógrafo: Arnaldo Alves
Fonte: Arquivo Público Municipal de Curitiba/PR


Facebook Paisagens Rio Belém

Alterações dos nomes dos logradouros.

 

Pinterest – Valdeci de Paula

CURITIBA - 1964​

 







Praça Zacarias, rua dr Muricy. Imagem dos bondes e carros. Anos 20

 

Facebok – Curitiba Histórica

Na Estação Ferroviária em Curitiba, partida da tropa que participaria da Campanha do Contestado - 1912 (fonte Gazeta do Povo)

 



Facebok – Curitiba Histórica

Jardim Botânico em obras – 1991

 



Pinterest – vald assunção


Matéria na época da inauguração: