Muitas pessoas passam pelo centro histórico de Curitiba e acabam não percebendo certos detalhes que fazem dessa região um lugar incrível. Exemplo disso é a Casa Romário Martins, que é a casa mais antiga de Curitiba.
A construção data do século XVIII, é importante ressaltar que a cidade de Curitiba foi fundada em 1693 e essa casa foi construída já no próximo século, a partir de 1700.
A casa é o ultimo exemplar da arquitetura colonial portuguesa no centro de Curitiba, a edificação foi utilizada como moradia até o início do século passado, quando passou a abrigar o armazém de secos e molhados de propriedade de Guilherme Etzel e, a partir de 1930, o armazém do Roque.

Praça da Ordem em 1916, com a casa ao fundo, quando ainda era comércio. FONTE: historiacuritiba.wordpress.com20120705praca-da-ordem-1916
Manteve atividades comerciais até sua desapropriação, em 1970, pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Restaurada conforme projeto do arquiteto Cyro Ilídio Corrêa D’Oliveira Lyra, recebeu na inauguração o nome de Casa Romário Martins, em homenagem ao historiador e pesquisador Alfredo Romário Martins, autor de inúmeras obras referenciais sobre Curitiba.
Como legislador, criou a Lei que define o dia 29 de março como a data oficial de comemoração do aniversário da cidade. Ao contrário do que se pensa, Romário Martins nunca teve em vida uma ligação com esta casa, dar seu nome a esta edificação é uma homenagem póstuma ao brilhante escritor e historiador.

Casa Romário Martins Atualmente. FONTE: http://www.brasilviagem.componturCodAtr=2432

Interior da Casa. FONTE: http://www.circulandoporcuritiba.com.br
FONTES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário