domingo, 5 de agosto de 2018

A historia do Teatro Guaíra inicia no século XIX, mais precisamente no ano de 1884, quando foi inaugurado com o nome de Theatro São Theodoro, em homenagem a Theodoro Ébano Pereira, fundador da cidade de Curitiba.
O local era o mesmo onde hoje está a Biblioteca Pública do Paraná, à rua Dr. Muricy.
O Theatro São Theodoro é inaugurado em 1884 lotando plateias, camarotes e galerias. Por dez anos é o centro da vida cultural de Curitiba. Com a chegada da Revolução Federalista ao Paraná em 1894, as apresentações artísticas são suspensas. As dependências do teatro transformam-se em prisão dos rebeldes pelas forças legalistas.
Apenas no ano de 1900, após obras de reforma e ampliação, foi realizada a inauguração, com o nome de Theatro Guayrá.
Houve ampliação das instalações e nova decoração em 1915.
Anos mais tarde, em 1937, o então Prefeito de Curitiba Aluízio França ordenou a demolição da edificação, alegando haver risco de desabamento.
Em 1939 o Theatro Guayrá é demolido e, ao mesmo tempo, inicia-se campanha pela construção de um teatro oficial na cidade, liderada pela Academia Paranaense de Letras.
O Teatro Guaíra como conhecemos, na Praça Santos Andrade, foi inaugurado em 1954.Nenhum texto alternativo automático disponível.A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário