domingo, 26 de maio de 2024

Alguém sabe dizer o significado de “SENTA A PUA”? e o significado de “A COBRA VAI FUMAR”?

 Alguém sabe dizer o significado de “SENTA A PUA”? e o significado de “A COBRA VAI FUMAR”?


senta a pua Quantas vezes esta expressão, que muitos não sabem exatamente o que significa,  foi dita sem sabermos ao certo de como ela surgiu, e o por que do símbolo do 1º Esquadrão de Caça da FAB ter uma avestruz como ave símbolo, se esta ave nem voa.

De acordo com o relato do Capitão Paiva, único representante deste grupo, que fez parte do corpo de Associados da ANVFEB PE, e que para nossa tristeza faleceu no dia 31.12.2010, mas que deixou um grande legado com seus relatos e histórias, podemos compartilhar estas informações com outros interessados nos assuntos relacionados com a Força Expedicionária Brasileira.

O grito “Senta a Pua” foi dado pelos integrantes do 1º Grupo de Caça da FAB, nos céus da Europa em um dia nublado e chuvoso, por ocasião da 1ª missão dos bravos pilotos brasileiros, e que ecoou com um gigantesco trovão, principalmente sobre o Exército Alemão na Itália, e citando o imortal da Academia Brasileira de Letras, Austragésilo de Athayde, significa lançar-se contra o inimigo com decisão, coragem, sangue frio, golpe de vista e vontade de aniquilá-lo, pois quem “Senta a Pua”, arremete de ferro em brasa e verruma o bruto. Ainda segundo o major Rui Moreira Lima, esta expressão era um dito popular na década de 40, muito usada no região Nordeste( Senta a Pua, Zé Maria), quando do período de treinamento, antes de nos encaminhar para o Panamá. Quando voltamos esta expressão era usada corriqueiramente, e um dos que mais  a ouviam era o nosso motorista, Cabo Moura, pois todas as vezes que tínhamos que ir para o Campo de Aviação, gritávamos para ele: “Senta a Pua, Zé Maria”.

A insígnia “Senta a Pua” surgiu ainda durante o treinamento nos Estados Unidos, quando se estava prestes a partir para o Teatro de Operações, pois é comum a toda unidade possuir o seu distintivo próprio, e invariavelmente de cunho humorístico, e o grupo brasileiro não poderia deixar de ter a sua própria marca. As controvérsias foram grandes durante o processo de escolha do símbolo, onde alguns falavam em adotar o “Zé Carioca” de Walt Disney; outros opinaram por se utilizar o “Jeca Tatu” de Monteiro Lobato e outros sugeriram um “macaquinho diabólico”.

Para dar fim a este imbróglio, o Capitão Fortunato, veio resolver o problema com o seu jeito jovial e brincalhão, aliado ao fato de ser ótimo desenhista, surgindo com a ideia de “Avestruz Voadora”. Logo todos questionaram por que uma avestruz e não uma ave típica do Brasil.

Ele explicou que esta ave, como todo sabem tem um estômago enorme, daí a expressão “estômago de avestruz” – que é usada para identificar aqueles que comem demais, qualquer alimento. Os nossos Homens que eram acostumados à deliciosa cozinha brasileira, com o feijão e arroz, ao se depararem com a comida americana, que  apesar de ter um alto valor nutritivo, o seu sabor era completamente distinto dos servidos em nossos quartéis, tinha sempre um gosto mais adocicado que a nossa comidinha brasileira. Como não se podia esperar muito, a adaptação teve que ser rápida: carne em  conserva, presunto, ovo, tudo tinha um gosto terrível para nossos soldados, portanto tinha-se que ser uma avestruz para engolir aquilo tudo, então surgia a ave.

Para se compor o desenho deste Grupo de Aviação de Caça, resolveu-se colocar em suas  mãos um velho bacamarte, que simbolizaria nossas metralhadoras. Um grande escudo azul com a insígnia do Cruzeiro do Sul na asa esquerda dava o ar espartano da nossa defesa, em cima de uma nuvem branca que simbolizava a paz pura e permanente, e sobre ela um céu vermelho, caracterizando a guerra cruel e sangrenta. Para finalizar esta caracterização militar,um quépi da FAB, mas ainda não havia um rosto para esta avestruz, então o Capitão Fortunato munindo-se de papel e lápis, fez uma caricatura do nosso amigo Lima Mendes(Limatão), rapaz sempre alegre e brincalhão.

Fonte: Livro “Lembranças e relatos de um Veterano do 1º Grupo de Caça”

                        Gilberto Affonso Ferreira Paiva

febEssa expressão surgiu na época da Segunda Guerra Mundial, quando o governo do presidente Getúlio Vargas ora se aproximava dos Estados Unidos, ora se aproximava da Alemanha nazista, sendo que o Brasil só optou por lutar ao lado dos Aliados (Estados Unidos e União Soviética) quando a guerra já começava a se decidir. Assim, de 1939 até 1944, o Brasil ameaçava entrar na guerra, mas sempre acabava adiando sua participação. Por isso, antes do Brasil entrar na guerra como aliado dos Estados Unidos e da União Soviética, aqueles que não acreditavam na participação do país na guerra diziam que era mais fácil uma cobra fumar do que um país subdesenvolvido como o Brasil entrar na guerra e lutar contra os alemães, cujo exército era muito respeitado na época. Desse modo, como resposta à provocação, os militares brasileiros adotaram como símbolo da FEB (Força Expedicionária Brasileira) um escudo com uma cobra fumando.


https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/

https://estudoumbandaespiritismoecandomble.blogspot.com/

https://caminhoesdomundotododetodososmodelos.blogspot.com/

https://famososefamosasdetodososramos.blogspot.com/

https://veiculosearmamentosmilitares.blogspot.com/2020/02/

https://jipeseforasdeestrada.blogspot.com/2018/06/

https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2020/11/

CIGANOS NA UMBANDA

https://simpatiasmagias.blogspot.com/

HISTORIAS DE TERREIROS DE UMBANDA E ENTIDADES

AMADOS EXUS DE UMBANDA

CAMINHOES CARRETAS E TRANSPORTES

caminhos da umbanda (caminhosemisteriosdaumbandaecandomble.blogspot.com)

CABOCLOS NA UMBANDA (caboclosdeluznaumbanda.blogspot.com)

CIGANOS GUARDIOES DE LUZ

https://aquariospeixescuidadoseespecies.blogspot.com/

POMBAGIRAS NA UMBANDA

UMBANDA CANDOMBLE E ESPIRITISMO.

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/fraus-alemas-em-curitiba-tomam-krentz.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/as-fotos-de-jose-schlotmann-rio-negro.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/fotografias-ineditas-de-guilherme-gluck.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/ribeirao-claro.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/mariluz.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/nova-aurora.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/sao-joao.html

https://curitibaeparanaemfotosantigas.blogspot.com/2022/12/historias-de-curitiba-ferias-nos-anos.html

https://www.facebook.com/groups/183507816559469/permalink/819349836308594/

https://www.facebook.com/groups/183507816559469/permalink/819350619641849/

 

https://www.facebook.com/groups/1689260331291617/permalink/3622909764593321/

https://www.facebook.com/groups/1689260331291617/permalink/3622910684593229/

https://www.facebook.com/groups/1689260331291617/permalink/3622911994593098/

https://www.facebook.com/groups/1689260331291617/permalink/3622912757926355/

https://qr.ae/ps9vR2

https://qr.ae/ps9vdV

https://qr.ae/ps9yyB

https://qr.ae/ps9wHt

https://qr.ae/ps9UHg

https://qr.ae/ps9ihO

https://qr.ae/ps90Fa

https://qr.ae/psiR1x

https://qr.ae/psiTi8

https://qr.ae/psiA3U

https://qr.ae/psioyE

https://qr.ae/psi4vP

https://qr.ae/psiZDo

https://qr.ae/psidNo

https://qr.ae/psak92

https://qr.ae/psakiX

https://qr.ae/psabN1

https://qr.ae/psaO0x

https://qr.ae/psa9A0

https://qr.ae/psainF

https://qr.ae/psaBvG

https://qr.ae/psaLJW

https://qr.ae/pseXgZ

https://qr.ae/pseFOC

https://qr.ae/pseJ0I

https://qr.ae/pseqXg

https://qr.ae/pse6A9

https://qr.ae/pse3SJ

https://qr.ae/psZ8Z0

https://qr.ae/psZnAB


Nenhum comentário:

Postar um comentário