Curitiba, 1º de julho de 1947 – Bar Paraná


Quem aí lembra do lendário Bar Paraná?
Inaugurado nos anos 1940, tinha até um slogan divertido: “Quer viver 120 anos? Faça suas refeições no restaurante Bar Paraná”. Apesar do nome, funcionava como restaurante — naquela época, bebida alcoólica só acompanhada de comida — abrindo apenas para almoço e jantar. As paredes exibiam grandes fotos, como a de um trem soltando fumaça na Serra do Mar, que se tornou marca registrada do ambiente.

Na foto, vemos Saul Lupion Quadros (à direita) e o jornalista José Ernesto Ericksen Pereira, dois nomes marcantes da imprensa curitibana. O prato na mesa, anotado no verso da foto, é um clássico simples e saboroso: salada de feijão com cebola. Era comida de bar de verdade, servida fresca e sem firulas, perfeita para acompanhar uma boa conversa e uma cerveja gelada.
Saul (1915–1975) foi diretor do jornal O Dia, cronista e memorialista que deixou um rico acervo cultural. José Ernesto, além de jornalista, era figura conhecida nos círculos artísticos, amigo de pintores como Waldemar Freyesleben, Guido Viaro e Theodoro De Bona.


Nenhum comentário:
Postar um comentário