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Carroça que fazia entrega de gelo e cervejas da Cervejaria Atlântica, em 1925 |
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Vista de Curitiba feita do Alto do São Francisco, com a Rua Ébano Pereira em destaque. Foto do final de 1928 |
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Região do Passeio Público, região de Várzea do Rio Belém. Final do séc XIX |
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Estação de Bondes na Praça Tiradentes. 1948 |
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Abertura da Av Sete de Setembro. 1949 |
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Cruzamento das ruas Monsenhor Celso x XV de Novembro. 1947 |
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Área da Praça Afonso Botelho, com o Rio Água Verde sendo canalizado. 1940 |
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Vista aérea da Avenida Vicente Machado e da rua Comendador Araújo. 1948 |
O Largo da Ordem em fotografia de 1908. Aparecem um poço de água potável, um quiosque e a sarjeta, no meio da Rua José Bonifácio, para escoamento da água das chuvas
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A Rua Ébano Pereira, uma homenagem ao instalador da Vila de Curitiba. Em fotografia feita em 1905. A visão atual seria da Rua XV para o Alto São Francisco |
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Aspecto de Curitiba feito do Alto da Bela Vista, em 1901, por F. Langer. A rua que aparece em primeiro plano é o final da atual Emiliano Perneta |
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Em 1880 o fotógrafo José Durski, de Sorocaba, fez esse flagrante da Rua Fechada, atual José Bonifácio |
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Outra foto de 1870 mostra a Rua das Flores, a principal de Curitiba. O espaço fotografado está compreendido hoje entre as ruas Monsenhor Celso e Barão do Rio Branco |
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Esquina das ruas Carneiro Lobo e Silva Jardim. O Rio d’Água Verde é canalizado para permitir o calçamento das ruas. Foto feita em dezembro de 1941 |
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A Cascatinha do Rio Uvu era atração que reunia banhistas e aficionados em piqueniques. Atualmente, engrossa o caudal poluído de Curitiba. Foto de 1928 |
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Outubro de 1911: a enchente dos rios do Ivo e Belém atinge a Rua João Negrão. Foto tirada do alto da Ponte Preta |
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Por ocasião da Copa do Mundo de 1950, o Rio Belém, em frente do Estádio do Ferroviário, recebe uma limpeza. Toalete com pretensão de esconder a já notável poluição |
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Obras do desvio do Rio do Ivo para o canal de vazão, na Praça Carlos Gomes. Em foto de 23 de abril de 1993 |
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Rua Barão do Rio Branco esquina com José Loureiro, durante uma enchente do Rio do Ivo em 11 de fevereiro de 1947. O terreno que aparece à direita foi a causa do desvio do rio em 1992 |
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Enchente causada pelo Rio do Ivo na Avenida Luiz Xavier, em janeiro de 1997 |
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Obras feitas na Avenida Vicente Machado, na gestão de Rafael Greca, na tentativa de conter as enchentes do Rio do Ivo |
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Praça Tiradentes em 1934, com obras para a instalação da Estação de bondes de onde partiriam os mesmos para os mais diversos bairros da cidade |
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Bonde Birney, fabricado nos Estados Unidos, dirigindo-se ao ponto final do Seminário, em 1940 |
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Bonde de mulas circulando pela Rua XV esquina com atual Monsenhor Celso, em novembro de 1911 |
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Estação de bondes na Praça Tiradentes, em 1939. O bonde que aparece teve a sua carroceria criada e construída em Curitiba |
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Bonde vindo pela Rua Barão do Rio Branco, em frente do prédio do antigo Clube Curitibano, em 1931 |
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Bondes Nivelle, fabricados na Bélgica, foram os primeiros elétricos de Curitiba. Foto da Rua XV de Novembro, em 1925 |
Vista parcial da Praça Tiradentes em direção ao Leste de Curitiba. Foto de 1940 |
Alto da Rua XV de Novembro esquina com Ubaldino do Amaral, em direção ao centro da cidade. Foto de 1940 |
Abertura da Rua XV de Novembro, ex-Rua São Paulo, em direção ao atual Alto da Caixa D’Água. Foto de 1940 |
Rua Cruz Machado esquina com Dr. Murici. Em construção o prédio mais estreito de Curitiba, em 1940 |
Escritório central da Cia. Força e Luz na Rua Monsenhor Celso, em 1940 |
Vista da Praça Tiradentes e Rua Marechal Floriano com bonde, em 1940 |
Avenida João Pessoa, atual Luiz Xavier, em 1940, com ônibus da Cia Força e Luz |
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Avenida Vicente Machado no cruzamento com a Visconde de Nácar em 2007 |
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Avenida Vicente Machado no cruzamento com a Visconde de Nácar em 1939 |
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Avenida Vicente Machado no cruzamento com a Visconde de Nácar em 1937 |
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Duas fotos da Universidade do Paraná. Na de cima vemos o prédio quando foram construídas as alas laterais, em 1927. Na de baixo, feita em 1946, temos a fachada iluminada em regozijo à Federalização |
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Partida da Estação de Curitiba das tropas do Regimento de Segurança com destino a União da Vitória, em 26 de setembro de 1912 |
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No dia 15 de outubro de 1912, João Gualberto saía com suas tropas de União da Vitória rumo a Palmas |
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O acompanhamento fúnebre com o caixão de João Gualberto passa pela Rua XV de Novembro, em 6/11/1912 |
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Foto do coronel João Gualberto |
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O corpo de João Gualberto, tombado nos campos do Irany em 22 de outubro, chega na Estação de Curitiba no dia 6 de novembro de 1912, às três horas da tarde |
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Medalha comemorativa da Exposição do Centenário, 1953. |
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Portal da entrada da Exposição Mundial do Café no Centenário do Paraná, em 1853. Hoje no local está posicionado o portão de entrada do Colégio Militar de Curitiba |
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Portal da entrada da Exposição Mundial do Café no Centenário do Paraná, em 1853. Hoje no local está posicionado o portão de entrada do Colégio Militar de Curitiba |
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Alameda da entrada da Exposição do Café, festejando o Centenário do Paraná, 1953. |
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Símbolo da Exposição: um gigantesco grão de café, tendo um mastro com as bandeiras referentes à Exposição Mundial do Café |
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Pavilhão central decorado com figuras do Poty, Centenário do Paraná, 1953. |
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Vista parcial dos pavilhões da Exposição do Centenário, 1953. |
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Arte demonstrando o uso do solo na plantação dos cafezais, 1953. |
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Desfile de ciclistas na Rua XV de Novembro esquina com a Rua Dr. Murici, na Semana da Pátria de 1939 |
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Primeira parte construída da Universidade do Paraná, símbolo da cidade de Curitiba. Foto de 1918 |
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Motociclistas reunidos na Bairro Juvevê em 1939. |
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Era difícil o acesso às praias, as familias se divertiam no Rio Iguaçu, em 1930. |
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Festividades na Rua XV de Novembro, em 1937. |
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O automóvel, símbolo de status social. Julio Hoffman e família nos arredores de Curitiba, na década de 1920. |
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Passeio na Estrada da Graciosa, com mulheres ao volante, em 1927. |
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Capela de São Francisco, em 1910. Fazia parte das conhecidas ruínas da igreja inacabada. Foi demolida entre 1912-14 |
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Cervejaria Cruzeiro no bairro do Batel, década de 1920. |
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Fotografia da antiga Cervejaria Atlântica, onde hoje está instalada a Brahma. Suas fornalhas queimavam tanta lenha quanto as locomotivas da Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá
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A foto é da colônia Senador Correia, entre Guarapuava e Apucarana, em 1919. |