terça-feira, 5 de agosto de 2025

Fonte das Laranjeiras, construída em 1906, possui muitos detalhes na sua parte frontal, dentro possui um pequeno reservatório água cristalina da nascente da Laranjeira.

 Fonte das Laranjeiras, construída em 1906, possui muitos detalhes na sua parte frontal, dentro possui um pequeno reservatório água cristalina da nascente da Laranjeira.


Pode ser uma imagem de 2 pessoas, depósito de madeira e texto que diz "Gruta da GrutadLaranjeira da Laranjeira Antoning An oning Parana"

No dia 05 de Janeiro de 1949, alguns meninos pegavam camarões ferro num pequeno lago a frente da fonte, era final de tarde, quando viram uma mulher toda vestida de branco entrar na represa e se ficar nos fundos deixando uma imagem ali gravada, os meninos cada um correu para sua casa.
Todos se perguntavam: "Seria a Virgem", em alusão a Nossa Senhora.
A história correu de boca em boca na cidade e a notícia se espalhou, a imagem na parede da fonte era a "Santa da Laranjeira".
Por muitos meses houve a peregrinação e intensa romaria no local, caravanas chegavam em busca do milagre da "Santa" e suas águas milagrosas.
Histórias eram contadas pelos devotos de milagres recebidos, cada vez mais era o fervor do povo.
Em 21 de Agosto de 1949, a tripulação do navio Lídia Matarazzo, presenteia a fonte com uma ornamentação de lâmpadas elétricas multicores.
Vestidos de noivas eram deixados como agradecimento.
Passado a empolgação do povo, ficaram as lembranças dos dias de devoção à Santa e placas afixadas nas paredes em agradecimento por graças recebidas.
As chuvas de 2011, castigaram fortemente o bairro das Laranjeiras, que desapareceu, hoje a área é considerada de risco pela Defesa Civil.
A velha fonte lá se encontra coberta com vegetação e histórias....

Nenhum comentário:

Postar um comentário