sábado, 18 de dezembro de 2021

Em 22 de setembro de 1968 em Guaratuba, Litoral paranaense, ocorreu o afundamento dos prédios históricos da Rua da Praia. O mar derrubou o muro de arrimo da rua principal e avançou impetuosamente sobre o casario antigo. O prédio da antiga prefeitura foi o primeiro a ruir. Geólogos como João José Bigarella, que estudaram o solo depois do ocorrido, explicaram que a erosão ocorria há muito tempo, e fora agravada com a construção do trapiche e do muro de arrimo. "O muro foi feito com dois metros de profundidade e com drenagem insuficiente. A água entrava por debaixo e não saía. Quando começou o desmoronamento, a areia fina que restava virou água, por isso em menos de duas horas uma cratera se formou", explicou Bigarella. Catorze imóveis foram atingidos, num raio de 120 metros e 160 pessoas ficaram desabrigadas, mas felizmente, ninguém se feriu ou morreu. Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/.../corre-corre.../.

 Em 22 de setembro de 1968 em Guaratuba, Litoral paranaense, ocorreu o afundamento dos prédios históricos da Rua da Praia. O mar derrubou o muro de arrimo da rua principal e avançou impetuosamente sobre o casario antigo. O prédio da antiga prefeitura foi o primeiro a ruir. Geólogos como João José Bigarella, que estudaram o solo depois do ocorrido, explicaram que a erosão ocorria há muito tempo, e fora agravada com a construção do trapiche e do muro de arrimo. "O muro foi feito com dois metros de profundidade e com drenagem insuficiente. A água entrava por debaixo e não saía. Quando começou o desmoronamento, a areia fina que restava virou água, por isso em menos de duas horas uma cratera se formou", explicou Bigarella.
Catorze imóveis foram atingidos, num raio de 120 metros e 160 pessoas ficaram desabrigadas, mas felizmente, ninguém se feriu ou morreu.


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sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

GRUPO ESCOLAR LEÔNCIO CORREIA

 GRUPO ESCOLAR LEÔNCIO CORREIA


Pode ser uma imagem de ao ar livre

GRUPO ESCOLAR 19 DE DEZEMBRO na RUA Desembargador Mota. Inaugurado em 1911.

 GRUPO ESCOLAR 19 DE DEZEMBRO na RUA Desembargador Mota. Inaugurado em 1911.


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Setor histórico de Guaratuba antes do afundamento do terreno pelas aguas. A Rua da Praia era assim: havia um espaço para caminhadas, um trapiche e um muro de arrimo. A falta de um sistema de drenagem da área aterrada antes do muro teria impulsionado a erosão, segundo a avaliação de biólogos na época, entre eles João José Bigarella.

 Setor histórico de Guaratuba antes do afundamento do terreno pelas aguas. A Rua da Praia era assim: havia um espaço para caminhadas, um trapiche e um muro de arrimo. A falta de um sistema de drenagem da área aterrada antes do muro teria impulsionado a erosão, segundo a avaliação de biólogos na época, entre eles João José Bigarella.


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Viagem inaugural do Ferryboat Guaratuba-Matinhos no ano de 1960. O governador Moisés Lupion, o secretário do governo Muggiati Filho (de terno na foto) e uma centena de convidados, fizeram o passeio inaugural pela baía.

 Viagem inaugural do Ferryboat Guaratuba-Matinhos no ano de 1960.
O governador Moisés Lupion, o secretário do governo Muggiati Filho (de terno na foto) e uma centena de convidados, fizeram o passeio inaugural pela baía.


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A travessia de Guaratuba - Matinhos pelo sistema de ferry boat foi implantado em 1960, como solução de transporte dos moradores de Guaratuba para o lado do Paraná. O imigrante português João lopes Rodrigues construiu o primeiro barco com motor e material doado pelo estado. Era capaz de transportar 12 carros e 100 pessoas. Em 1966, o barco foi substituído pelo Ferry boat Iguassu com capacidade para 20 carros. Em 1996, foi concedido à empresa F. Andreys o transporte na travessia de Guaratuba-Matinhos. Fonte: portal http://www.jws.com.br/

 A travessia de Guaratuba - Matinhos pelo sistema de ferry boat foi implantado em 1960, como solução de transporte dos moradores de Guaratuba para o lado do Paraná. O imigrante português João lopes Rodrigues construiu o primeiro barco com motor e material doado pelo estado. Era capaz de transportar 12 carros e 100 pessoas. Em 1966, o barco foi substituído pelo Ferry boat Iguassu com capacidade para 20 carros. Em 1996, foi concedido à empresa F. Andreys o transporte na travessia de Guaratuba-Matinhos.
Fonte: portal http://www.jws.com.br/


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Em 1765 foi ordenado formar na Baía de Guaratuba um povoado com 200 casais, cuja Ordenança de Paranaguá seria encarregada de delimitar as terras e instrumentos necessários para a implantação da agricultura naquele local. Em 1771, foi criada a Vila São Luiz de Guaratuba. A preocupação de ocupar algum lugar mais ao sul de Paranaguá devia-se ao fato de que os espanhóis pretendiam invadir este trecho da costa, tendo ocorrido uma invasão na Ilha de Santa Catarina em 1777, com sua expulsão no mesmo ano. Na foto, a Avenida 25 de Abril. (Wikipedia)

 Em 1765 foi ordenado formar na Baía de Guaratuba um povoado com 200 casais, cuja Ordenança de Paranaguá seria encarregada de delimitar as terras e instrumentos necessários para a implantação da agricultura naquele local. Em 1771, foi criada a Vila São Luiz de Guaratuba. A preocupação de ocupar algum lugar mais ao sul de Paranaguá devia-se ao fato de que os espanhóis pretendiam invadir este trecho da costa, tendo ocorrido uma invasão na Ilha de Santa Catarina em 1777, com sua expulsão no mesmo ano.
Na foto, a Avenida 25 de Abril.
(Wikipedia) 


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ferrovia paranagua curitiba

 ferrovia paranagua curitiba


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ferrovia paranagua curitiba

 

ferrovia paranagua curitiba

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Av. MARECHAL FLORIANO. À direita, a PRAÇA CARLOS GOMES e a edificação da CAIXA ECONÔMICA.

 Av. MARECHAL FLORIANO. À direita, a PRAÇA CARLOS GOMES e a edificação da CAIXA ECONÔMICA.


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