Os irmãos baianos André e Antonio Rebouças,
dois negros descendentes de escravos que viveram em pleno período de
escravidão, cravaram seus nomes na história brasileira e paranaense.
Desenvolveram projetos de estradas, ferrovias, sistemas de abastecimento
de água, lutaram pela emancipação dos escravos, sonharam com a
industrialização e com um Brasil desenvolvido.
O chafariz na Praça Zacarias, em Curitiba, a Estrada da Graciosa, a
ferrovia Paranaguá-Curitiba e Parque Nacional do Iguaçu são alguns dos
legados dos engenheiros André e Antonio no Paraná.
Em 1864, Antonio foi nomeado como engenheiro chefe da Estrada da
Graciosa e formulou o projeto do empreendimento, que ficou pronto em
1872. A iniciativa do primeiro grande investimento madeireiro no Paraná
se deve a eles que organizaram a Companhia Florestal Paranaense,
instalada em 1871. Foi a primeira indústria do Paraná a utilizar a
energia de máquina a vapor. André Rebouças chegou a servir como
engenheiro militar voluntário na Guerra do Paraguai entre 1865 a 1866.
Em 1876, o engenheiro André Rebouças sugeriu a criação do Parque
Nacional de Sete Quedas, que seria um maravilhoso complexo de Cataratas.
Em 1871, os irmãos André e Antonio Rebouças fizeram a primeira
canalização de água potável na capital, na atual Praça Zacarias.
1950
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