quinta-feira, 22 de junho de 2017

Engenheiros Rebouças

Os irmãos baianos André e Antonio Rebouças, dois negros descendentes de escravos que viveram em pleno período de escravidão, cravaram seus nomes na história brasileira e paranaense. Desenvolveram projetos de estradas, ferrovias, sistemas de abastecimento de água, lutaram pela emancipação dos escravos, sonharam com a industrialização e com um Brasil desenvolvido. O chafariz na Praça Zacarias, em Curitiba, a Estrada da Graciosa, a ferrovia Paranaguá-Curitiba e Parque Nacional do Iguaçu são alguns dos legados dos engenheiros André e Antonio no Paraná. Em 1864, Antonio foi nomeado como engenheiro chefe da Estrada da Graciosa e formulou o projeto do empreendimento, que ficou pronto em 1872. A iniciativa do primeiro grande investimento madeireiro no Paraná se deve a eles que organizaram a Companhia Florestal Paranaense, instalada em 1871. Foi a primeira indústria do Paraná a utilizar a energia de máquina a vapor. André Rebouças chegou a servir como engenheiro militar voluntário na Guerra do Paraguai entre 1865 a 1866. Em 1876, o engenheiro André Rebouças sugeriu a criação do Parque Nacional de Sete Quedas, que seria um maravilhoso complexo de Cataratas. Em 1871, os irmãos André e Antonio Rebouças fizeram a primeira canalização de água potável na capital, na atual Praça Zacarias.
1950

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