segunda-feira, 5 de abril de 2021

Fonte Maria Lata D' Água - Água pro Morro Praça Borges de Macedo

 


FICHA Nº 01. DOCUMENTO: GAZETA DO POVO. DATA: 06/06/95 LOCALIDADE: CURITIBA. ASSUNTO: "As Quatro Estações", "Torso de Trabalhador", "Água pro Morro". TÍTULO: Esculturas resgatam a memória da cidade. TRANSCRIÇÃO: "A história da arte do Paraná tornou-se um pouco mais conhecida quando o prefeito Rafael Greca fez a entrega oficial, ontem, ao Patrimônio Municipal das Esculturas "As Quatro Estações " de João Turin, e "Torso de Trabalhador" de Erbo Stenzel, reproduzidas em bronze. A sessão solene ocorreu às 15hs e 30 min, no salão nobre da prefeitura. O evento integra o programa "Preservação da Arte Escultórica Paranaense - Primeira metade do século XX", desenvolvido pela Prefeitura Municipal e com participação da iniciativa privada, por intermédio da lei municipal de incentivo à cultura. (...). Novos caminhos abrem-se para o conhecimento da arte paranista com o programa "Preservação da Arte Escultórica Paranaense". Artistas que são intérpretes autênticos de nossa regionalidade renascem nas obras recuperadas. O programa, iniciado em 1993, já permitiu o resgate de outros dois trabalhos premiados de escultores do Paraná, que se encontravam fora do Estado. Foi trazida, a partir do original existente no Rio de Janeiro, a escultura "Amor Materno", de Zaco Paraná, instalada no Jardim Botânico, em 1993. Também a peça "Tigre esmagando a cobra" , de João Turin, cujo original também se encontrava no Rio de Janeiro, foi reproduzida em bronze e colocada na entrada do Parque Barigüi, à avenida Manoel Ribas em 1994. A terceira obra recuperada para o Patrimônio Municipal é "As Quatro Estações" que João Turin executou em gesso em 1949. As péssimas condições de conservação em que se encontrava a peça, sob a guarda da Casa João Turin, órgão da Secretaria do Estado da Cultura, foram evidenciadas pelo jornal Gazeta do Povo, em reportagem publicada no dia 14 de novembro de 1993. O direito de reprodução, para a a Prefeitura de Curitiba, foi vendido pelo proprietário da peça, Jiomar José Turin, sobrinho do autor. A escultura foi finalmente restaurada e enviada para São Paulo, onde a firma Bronze Artísticos Rebellato realizou duas fundições em bronze, a primeira a ser incorporada ao Acervo Artístico Municipal e a segunda a ser entregue ao proprietário, que deverá expô-la ao público na Casa João Turin. O mesmo tratamento recebeu a peça "Torso de Trabalhador", realizada por Erbo Stenzel, em 1941. A escultura é propriedade da família Stenzel, que autorizou gratuitamente a realização da fundição em bronze. O molde em gesso, guardado pelo Museu de Arte do Paraná, originou duas reproduções, uma para enriquecer o acervo do próprio Museu e outra para a cidade de Curitiba. A quinta obra inserida no programa também é de Erbo Stenzel. Trata-se de "Água pro morro", com data de 1944. o molde em gesso, totalmente fragmentado após sofrer uma queda, foi doado pela família Stenzel ao Museu de Arte do Paraná. A instituição promoveu uma primeira recuperação, feita pelo restaurador Carlos Alberto Teixeira Cruz. Entretanto, continuava sem condições de exposição ao público, permanecendo na reserva técnica do museu. ACERVO: B.P.P. - Seção Paranaense. Pasta: Escultura. DATA: 05/02/1999 RESP.: Guilherme Gouvêia
Referências documentais: 
FICHA Nº 02. DOCUMENTO: JORNAL DO ESTADO. Curitiba, 14 maio 1996. LOCALIDADE: Curitiba - Praça Borges de Macedo ASSUNTO: Monumento da praça - Maria Lata D' Água. TÍTULO: Obra de Stenzel enfeitará praça. TRANSCRIÇÃO: O jornal destaca a inauguração da fonte, a ser realizada nos próximos dias. A obra é uma reprodução da escultura "Água pro Morro", de Erbo Stenzel. Este equipamento assinado pelo Ippuc, foi estruturado em concreto, com aproximadamente 36m2. O monumento tem 1,60, de altura e está apoiada em um monolito de concreto. Datado do começo dos anos 40, a escultura fazia parte do Programa de Preservação da Arte Escultórica Paranaense. O molde original foi resgatado em ruínas e passou por um processo de recuperação para que pudesse ser feita a fundição em bronze. Um espelho d'água de 60 cm de profundidade contorna o monumento. Para a concretização da obra foi necessária a parceria com a iniciativa privada, contando com a participação de empresas e particulares. PASTA DO AH - PRAÇAS B - CASA DA MEMÓRIA. ACERVO: Biblioteca da Casa da Memória. DATA: 23/09/98. RESP: Aparecida Vaz da Silva Bahls
Referências documentais: FICHA Nº 03. DOCUMENTO: Indústria e Comércio. DATA: 16/05/1996 LOCALIDADE: Curitiba. TÍTULO: Capital ganha fonte "Maria Lata D' Água" TRANSCRIÇÃO: "O prefeito Rafael Greca inaugurou ontem a fonte "Maria Lata D'Água", na Praça Borges de Macedo. O novo equipamento foi entregue à população como um marco do projeto Cores da Cidade, que garantiu a recuperação das fachadas dos prédios históricos localizados nas proximidades do Museu Paranaense. "A fonte servirá para homenager a volta da cor e do brilho do casario do Centro e para honrar a obra de Erbo Stenzel, um dos mais importantes artistas plásticos do Paraná", diz o prefeito Rafael Greca. Uma reprodução da escultura "Água pro Morro" de Stenzel, será o grande destaque da fonte. Ficará bem no centro, ladeada por um espelho d'água de 60 centímetros de profundidade. A escultura "Água pro Morro" tem 1,60 metro de altura e estará apoiada num monolito de concreto. Datada de início dos anos 40, a obra foi incluída no Programa Preservação da Arte Escultórica Paranaense realizada pela Prefeitura por intermédio da Fundação Cultural de Curitiba. Seu molde original foi resgatado em ruínas e passou por um longo processo de recuperação para que pudesse ser feita a fundição do bronze. (...). Cinco empresas e um empresário curitibano apaixonado pela arte se juntaram para patrocinar a restauração da forma original e fundição da peça. (...). A iluminação localizada na base da construção garantirá total destaque à escultura e alguns jatos d'água serão lançados na direção da peça para concretizar o efeito de fonte". ACERVO: Centro de Documentação - Casa da Memória. DATA: 02/08/2000. RESP: Deborah A. Carvalho
Histórico: Obra de 1944 de autoria de Erbo Stenzel, "Água pro Morro" teve seu molde em gesso fragmentado após sofrer queda. Doada pela família Stenzel ao Museu de Arte do Paraná, fez parte do programa "Preservação da Arte Escultórica Paranaense" e por isso passou por um processo de recuperação. No entanto, continuou sem condições de exposição ao público, permanecendo na reserva técnica do museu. A reprodução desta escultura que encontra-se na Praça Borges de Macedo foi inaugurada por Rafael Greca no dia 15 de Maio de 1996, marco do projeto Cores da Cidade que visou recuperar a fachada dos prédios históricos nas praças Generoso Marques e Borges de Macedo. Com 1,60 m de altura, apoiada num monolito de concreto, ela é contornada por um espelho d'água com 60 cm de profundidade. (RESP.: Alice de Almeida). Localizada nas proximidades do Museu Paranaense, em meio ao casario histórico, foi inaugurada em 15.05.96. Estruturada em concreto, ocupa área de aproximadamente 36m² e possui um espelho d'água de 60cm de profundidade. O grande destaque da fonte é uma reprodução da escultura "Água pro Morro", datada de início dos anos 1940, de autoria de Erbo Stenzel, um dos mais importantes artistas plásticos do Paraná.
Biografia: ERBO STENZEL (1911 - 1980). Erbo Stenzel nasceu em 17 de dezembro de 1911, em Curitiba, descendendo de imigrantes austríacos e alemães. Ainda menino frequentou o ateliê de Lange de Morretes e passou a fazer seus primeiros desenhos. Ensaios com plastilina despertaram-lhe para a forma escultórica. Pouco mais tarde participou do III Salão Paranaense de Belas Artes, onde conheceu João Turin, do qual tornou-se amigo e seguidor. Oswald Lopes, Arthur Nísio, De Bona, Frejesleben, Turin e o próprio Lange encaminharam um abaixo-assinado ao Interventor Manoel Ribas, solicitando uma subvenção para o artista estudar escultura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Com o falecimento de Turin, o Governo do Estado convidou-o a voltar ao Paraná para terminar diversos trabalhos iniciados pelo grande escultor. Voltou a Curitiba em 1950, assumindo, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, a cadeira de Anatomia Artística. Em 1953, juntamente com o professor Cozzo, de São Paulo, esculpiu o gigantesco monumento ao centenário do Paraná, erigido na praça 19 de Dezembro. São de sua lavra obras situadas em logradouros públicos nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, perpetuando passagens e vultos históricos. Erbo Stenzel faleceu em 1980, em Curitiba. Curitiba, 18 de abril de 2001. Priscila Camargo Jacewicz. FONTES UTILIZADAS: Texto produzido através de consultas a documentos diversos, sem referências, do Setor de Pesquisa e Documentação do Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MAC/PR
Legendas Foto(s): Fotos 1ce3 e 1ce5: Água pro morro (ou Maria lata d?água). Data: 05/02/2016. Fotógrafo: Flavio Antonio Ortolan. Acervo: Fotografando Curitiba. Disponível em: . Acesso em 11 mar. 2019.

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