Prédio “São Luís”
1. De 1858 a 1947
O atual Prédio “São Luís”, edifício que pela sua suntuosidade atrai a atenção de estudiosos e admiradores, guarda a forma e o estilo colonial, caracterizado por inspiração nos edifícios da cidade de Ouro Preto.
Foi esse monumento construído sobre a ruína sobejamente conhecida pelo nome de "Cadeia Velha" e que, não obstante esse nome, não era senão paredões de pedra e cal, sem cobertura, cheios de vegetação, apresentando as paredes da frente em nível conveniente e, as demais, ainda por terminar.
O início da construção da cadeia velha, data de 1840, mas, com pouco tempo, estacionou.
Correram os anos, a montar mais de 100 anos, e o secular monumento erguido na rua que hoje tem o nome do fundador da Cidade, Coronel Afonso Botelho, continuou sólido, firme e inabalável, sem que uma fenda fosse notada em suas paredes, apesar da vegetação que nele havia e, somente a denunciar a sua existência, a sua cor, transmudada pelas intempéries através dos tempos e a sua estrutura a assinalar o seu início em épocas bem remotas.
Apesar da sua solidez comprovada, houve receio de desabamento de suas paredes, por parte dos administradores do passado, o que levou o Prefeito Municipal, no ano de 1893, em mensagem à Câmara, a solicitar providências contra o desabamento que oferecia essa construção, auxiliado pelo aumento crescente de vegetação que no mesmo existia.
Todavia, com o restabelecimento do Município no ano de 1947, e a abertura da estrada Guaratuba/Curitiba, pode o Sr. Prefeito Municipal encontrar melhores possibilidades financeiras para levar a conclusão a denominada Cadeia Velha (parada em 1858), para servir de Paço Municipal, de vez que o município não dispunha de um prédio conveniente para a sua administração. Para levar a efeito essa obra. o Sr. Prefeito Municipal, depois de devidamente autorizado pelo Legislativo contratou os serviços com a firma Imobiliária e Comercial Ltda., da qual e chefe o Sr. João Brasilio Ribas, cuja firma se achava construindo, além do Posto de Puericultura, o Posto de Saúde, a Delegacia e Cadeia e o novo Grupo Escolar, por conta do Governo do Estado.
2. Início das obras
Do Coletânea de Mário J. Natalino
Em 21 de Setembro de 1949, foram iniciadas as obras de revitalização e construção deste prédio.
Como a construção antiga havia sido planejada para servir de cadeia, não havia no projeto, aberturas para portas e janelas nos lados e nos fundos do prédio, somente na parte da frente.
Esta foi uma das primeiras providências, quebrar as paredes que tinham quase um metro de espessura, para dotar o prédio de janelas e portas, para que todas as dependências tivessem uma maior iluminação natural.
De acordo com a nova planta, somente na frente da construção, as paredes originais foram conservadas.
Em maio de 1950, depois de oito meses, a obra foi concluída e inaugurada no dia 27 desse mês, com a presença do Governador do Estado, o Secretário de Obras Públicas, o Sr. João Loprete Frega, Dr. Valdomiro Pedrozo, Secretário da saúde e outras autoridades e população.
Numa página do livro de Joaquim da Silva Mafra tivemos ocasião de ver a denominação do Paço Municipal - "Edifício São Luís".
Alguém entretanto, poderia indagar a origem desse titulo e não poucos serão os que o desconhecem.
Esclarecendo a quantos possa interessar o conhecimento do assunto, quero fixar aqui o motivo que norteou a resolução desse batismo.
Guaratuba foi ereta em Vila por ordem de Dom Luís, Governador da Capitania de São Paulo. Daí, pelas injunções do momento e por alvitre do Conde de Oeiras, nasceu a Vila com o orago de "São Luís", nome que marcou o Padroeiro da igreja matriz, cuja imagem foi nela colocada em Janeiro de 1819, e a nova Vila ficou conhecida pelo nome de São Luís da Marinha de Guaratuba. Essa denominação porém não prevaleceu, pois com o correr do tempo ela simplificou-se ao ponto de ser hoje conhecida pelo simples nome de GUARATUBA.
Ficando assim, perdido no esquecimento o nome que serviu de orago à criação da Vila, mas para que continuasse ligado à coisa pública, o nome respeitável do nosso Padroeiro, o Prefeito Municipal que na ocasião era Joaquim da Silva Mafra, criou a lei nº 17 de 11 de Setembro de 1948, dando o nome e EDIFÍCIO SÃO LUÍS, ao Paço Municipal de Guaratuba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário