No final de 2013, fui para uma região incrível, situada na divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O lugar é conhecido mais por suas unidades de conservação, como o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde fica o não menos famoso Cânion Itaimbezinho.

Mas toda a região é cenário de inúmeros canyons, mais precisamente 64, portanto o local ganhou o nome de Caminho dos Canyons pelo turismo local. 

Nossa visita ocorreu a convite da operadora de ecoturismo Rota dos Canyons, que já opera há 14 anos na região. Depois de anos planejando minhas próprias viagens, eu tinha me esquecido um pouco como é conveniente entregar sua viagem nas mãos de uma equipe especializada.

Eu que sempre adoro planejar tudo nas viagens, acabo sempre tornando a viagem uma atividade um pouco menos relaxante do que poderia ser, então é bom vez por outra entregar o planejamento nas mãos de quem entende. 

Parque Nacional de Aparados da Serra: O que Fazer – Principais Canyons e Trilhas

O que fazer nos Aparados da Serra: Cânion Itaimbezinho, Cânion Fortaleza e Trilha Malacara

Cascatas e grandiosidade do Cânion Itaimbezinho, nos Aparados da Serra

Como Chegar

Para chegar na região dos Aparados da Serra, é preciso pegar um vôo para Porto Alegre. De lá, o acesso é pela rodovia 290, também conhecida como Freeway e posteriormente pela BR-101, que passa pelo município de Osório.

Qual a cidade base

O destino final é a pequena cidade de Praia Grande, no Estado de Santa Catarina. Apesar de localizada em Santa Catarina, Praia Grande fica próximo da divisa entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e fica mais próxima de Porto Alegre.

Exibir mapa ampliado

Para conhecer a região, o visitante também pode escolher a cidade de Cambará do Sul como base, que fica no Rio Grande do Sul.

Os cânions se situam no meio do caminho entre Praia Grande (SC) e Cambará do Sul (RS). Portanto, quem visita a parte superior dos cânions ou suas bordas, está no Rio Grande do Sul. Quem acessa a parte interna dos cânions, ou suas crateras, está em Santa Catarina. Escolher entre Cambará do Sul ou Praia Grande como opção de hospedagem pode também indicar se você estará mais perto para fazer os trekkings nas bordas ou nas crateras dos cânions, mas de qualquer forma é possível conhecer bem a região a partir de qualquer uma dessas bases.

No mapa abaixo, é possível notar a divisa entrecortada dos Estados, com as divisas de Santa Catarina avançando para o Rio Grande do Sul, nas partes mais escuras, onde estão as crateras dos cânions da região.

Exibir mapa ampliado

Como já dissemos, contamos com o apoio da operadora  Rota dos Canyons, que fez também nosso transfer de Porto Alegre até Praia Grande, onde ficaríamos hospedados. São pouco mais de 3 horas de viagem em cerca de 210 km, mas as condições da estrada são boas.

No carro, já fiz amizade com duas das primeiras companheiras que conheceria naquela viagem, Carminha e Helena. Mas em determinados momentos, eu ficava mesmo impressionado era com os conhecimentos delas em Biologia, elas sempre tinham algum comentário interessante para falar sobre os lugares que estávamos passando.

Outra coisa que eu havia esquecido nas viagens em grupo: a possibilidade de conhecer outras pessoas, com os mesmos interesses de viagem, mas com diversas e enriquecedoras experiências de viagem para compartilhar.

Escolher um destino influencia no grupo que você irá conhecer na viagem. Determinados estilos de viagem atraem certos tipos de viajante. Roteiros de ecoturismo como o do Caminho dos Cânions atraem um público mais despojado, aventureiro e disposto a caminhar muito. Enquanto em outras excursões, os turistas podem preferir fazer compras do que conhecer uma nova paisagem. Portanto, escolha bem a sua tribo. 

Parte 1: Chegada em Praia Grande / Santa Catarina

Chegando em Praia Grande, encontramos uma cidade super decorada para o Natal. Em Praia Grande ocorre o Natal dos Cânions, evento em que a praça principal da cidade ganha diversas luzes e decoração natalina, no estilo de outras cidades como Gramado.

Como estávamos muito cansados, não deu para dar uma paradinha, mas a decoração estava um primor.

Em poucos minutos chegamos na Pousada Magia das Águas, formada por algumas cabanas e muito verde ao redor. Mas já era tarde, e só procurei arrumar as malas em meu quarto e aguardar minhas companheiras de chalé, que estavam vindo em outro carro.

Elas chegaram um pouco mais tarde e se acomodaram no outro quarto do chalé. Sabe quando você conhece uma pessoa e simpatiza logo com ela. Foi o caso das minhas duas colegas de chalé, Jeanne e Suzane, duas irmãs de Porto Alegre.

Acordei às 7h30 da manhã e fui me deliciar com um café da manhã impecável. O pessoal da Rota dos Canyons realmente capricha no café da manhã.

Em 2013, ficamos hospedados na Pousada Magia das Águas, mas eles abriram uma nova pousada, o Costão da Fortaleza Lodge. Tive a oportunidade de visitar a nova pousada, em fase de finalização das obras, e fiquei realmente impressionado em todo o capricho e concepção da nova hospedagem.

Mas o capricho nas refeições e no planejamento da viagem já podia ser conferido onde estávamos hospedados. Naquela manhã, encontramos um café da manhã com opções deliciosas e extremamente caprichado. Todos ficávamos brincando para saber qual era o melhor bolo.

Café da manhã caprichado, uma ótima maneira de começar o dia