quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Fonte: Jornal Gazeta do Povo. Ano X, n.° 3000. Curityba: 3 de agosto de 1928. p.3.

 Fonte: Jornal Gazeta do Povo. Ano X, n.° 3000. Curityba: 3 de agosto de 1928. p.3.

In: Jornal Gazeta do Povo. Ano X, n.° 3000. Curityba: 3 de agosto de 1928. p.3.


1930 - Vista aérea de Curitiba. Ao fundo, o arrabalde do Guabirotuba. Acervo: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

 1930 - Vista aérea de Curitiba. Ao fundo, o arrabalde do Guabirotuba.
Acervo: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

 1930 - Vista aérea de Curitiba. Ao fundo, o arrabalde do Guabirotuba.Acervo: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.


Fonte: Jornal Correio do Paraná. Anno I, n.° 106. Curityba, 21 de setembro de 1932. p.3.

 Fonte: Jornal Correio do Paraná. Anno I, n.° 106. Curityba, 21 de setembro de 1932. p.3.

In: Jornal Correio do Paraná. Anno I, n.° 106. Curityba: 21 de setembro de 1932. p.3.


Fonte: Jornal Correio do Paraná. Anno I, n.° 86. Curityba: 27 de agosto de 1932. p.8.

 Fonte: Jornal Correio do Paraná. Anno I, n.° 86. Curityba: 27 de agosto de 1932. p.8.

In: Jornal Correio do Paraná. Anno I, n.° 86. Curityba: 27 de agosto de 1932. p.8.


Primeira metade da década de 1930 - A macadamização da Estrada Curitiba-São José dos Pinhais. Fonte: Relatorio do Secretario dos Negocios da Fazenda e Obras Publicas, Rivadavia de Macedo, apresentado ao Interventor Federal do Paraná, Manoel Ribas, referente aos exercicios de 1931, 1932 e 1° semestre de 1933. Curitiba: 1933.

 Primeira metade da década de 1930 - A macadamização da Estrada Curitiba-São José dos Pinhais.
Fonte: Relatorio do Secretario dos Negocios da Fazenda e Obras Publicas, Rivadavia de Macedo, apresentado ao Interventor Federal do Paraná, Manoel Ribas, referente aos exercicios de 1931, 1932 e 1° semestre de 1933. Curitiba: 1933.

Primeira metade da década de 1930 - A macadamização da Estrada Curitiba-São José dos Pinhais.In: Relatorio do Secretario dos Negocios da Fazenda e Obras Publicas, Rivadavia de Macedo, apresentado ao Interventor Federal do Paraná, Manoel Ribas, referente aos exercicios de 1931, 1932 e 1° semestre de 1933. Curitiba, 1933.


Primeira metade da década de 1930 - A macadamização da Estrada Curitiba-São José dos Pinhais. Fonte: Relatorio do Secretario dos Negocios da Fazenda e Obras Publicas, Rivadavia de Macedo, apresentado ao Interventor Federal do Paraná, Manoel Ribas, referente aos exercicios de 1931, 1932 e 1° semestre de 1933. Curitiba, 1933.

 Primeira metade da década de 1930 - A macadamização da Estrada Curitiba-São José dos Pinhais.
Fonte: Relatorio do Secretario dos Negocios da Fazenda e Obras Publicas, Rivadavia de Macedo, apresentado ao Interventor Federal do Paraná, Manoel Ribas, referente aos exercicios de 1931, 1932 e 1° semestre de 1933. Curitiba, 1933.

Primeira metade da década de 1930 - A macadamização da Estrada Curitiba-São José dos Pinhais.In: Relatorio do Secretario dos Negocios da Fazenda e Obras Publicas, Rivadavia de Macedo, apresentado ao Interventor Federal do Paraná, Manoel Ribas, referente aos exercicios de 1931, 1932 e 1° semestre de 1933. Curitiba, 1933.Em 1937, pela Estrada Curitiba-São José dos Pinhais circulavam 2000 veículos/dia, sendo considerado “intenso” o tráfego.53


1939 - Prolongamento da Rua Marechal Floriano, próximo ao Depósito de Inflamáveis. Fonte: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

 1939 - Prolongamento da Rua Marechal Floriano, próximo ao Depósito de Inflamáveis.
Fonte: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

1939 - Prolongamento da Rua Marechal Floriano, próximo ao Depósito de Inflamáveis. Fonte: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.


1940 - “Nas proximidades do hipódromo do Guabirotuba, acaba de instalar o Dr. Cesar Lamenha de Siqueira uma bem organizada coudelaria, destinada aos animais de sua propriedade, que deverão abrilhantar a nossa programação turfista. (...)” Fonte: Correio do Paraná. Anno VIII, num. 3898. Curitiba: 20 de julho de 1940. p.5.

 1940 - “Nas proximidades do hipódromo do Guabirotuba, acaba de instalar o Dr. Cesar Lamenha de Siqueira uma bem organizada coudelaria, destinada aos animais de sua propriedade, que deverão abrilhantar a nossa programação turfista. (...)”
Fonte: Correio do Paraná. Anno VIII, num. 3898. Curitiba: 20 de julho de 1940. p.5.

1940 - “Nas proximidades do hipódromo do Guabirotuba, acaba de instalar o Dr. Cesar Lamenha de Siqueira uma bem organizada coudelaria, destinada aos animais de sua propriedade, que deverão abrilhantar a nossa programação turfista. (...)”In: Correio do Paraná. Anno VIII, num. 3898. Curitiba, 20 de julho de 1940. p.5.



Fevereiro de 1943 - Escola Municipal do Guabirotuba.A escola localiza-se na Estrada Curitiba-São José dos Pinhais (atual Avenida Salgado Filho), ao lado do Matadouro Municipal. Fonte: Coleção Arthur Wischral. Acervo: Casa da Memória/Diretoria do Patrimônio Cultural/FCC.

 Fevereiro de 1943 - Escola Municipal do Guabirotuba.A escola localiza-se na Estrada Curitiba-São José dos Pinhais (atual Avenida Salgado Filho), ao lado do Matadouro Municipal.
Fonte: Coleção Arthur Wischral. Acervo: Casa da Memória/Diretoria do Patrimônio Cultural/FCC.

Fevereiro de 1943 - Escola Municipal do Guabirotuba.Fonte: Coleção Arthur Wischral. Acervo: Casa da Memória/Diretoria do Patrimônio Cultural/FCC.A escola localiza-se na Estrada Curitiba-São José dos Pinhais (atual Avenida Salgado Filho), ao lado do Matadouro Municipal.


Agosto de 1946 - Canalização de águas pluviais em frente à Escola Municipal do Guabirotuba. Fonte: Coleção Arthur Wischral. Acervo: Casa da Memória/Diretoria do Patrimônio Cultural/FCC.

 Agosto de 1946 - Canalização de águas pluviais em frente à Escola Municipal do Guabirotuba.
Fonte: Coleção Arthur Wischral. Acervo: Casa da Memória/Diretoria do Patrimônio Cultural/FCC.

Agosto de 1946 - Canalização de águas pluviais em frente à Escola Municipal do Guabirotuba.Fonte: Coleção Arthur Wischral. Acervo: Casa da Memória/Diretoria do Patrimônio Cultural/FCC.A imagem mostra a Avenida Salgado Filho nas proximidades do Matadouro Municipal. A via macadamizada não apresenta meio fio nem passeio, mas possui em toda a extensão postes que sustentam os cabos de energia elétrica. A paisagem tem aspecto rural, com casas de madeira localizadas à direita.