segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Guaraqueçaba

Guaraqueçaba foi habitada por grupos indígenas até a colonização europeia. A partir de então seguiu-se o ciclo da mineração, quando os europeus se estabelecem precariamente na região, principalmente à procura do ouro, mas já praticando alguma agricultura de subsistência.
Entre 1638 a 1946, Gabriel de Lara (sertanista paulista), fundador da Capitania de Paranaguá, descobriu, nas encostas da Serra Negra, rica lavra de ouro, revelando o achado às Provedorias das Minas de São Paulo. Com a descoberta, inúmeros mineiros e aventureiros dirigiram-se para a região, explorando as terras e os rios em busca do ouro.
Em seguida chegaram os jesuítas, que fundaram em Superagui o primitivo núcleo populacional da região. Foi só no século passado, quando Cipriano Custódio de Araújo e José Fernandes Correia construíram uma capela no morro do Quitumbê, um estabelecimento agrícola e ao mesmo tempo religioso, para facilitar a catequese, visto que a população estava disseminada ao longo dos rios, com isso foram surgindo em torno dela as primeiras edificações, formando em pouco tempo o povoado, que foi elevado em 1854 à Freguesia.
Em 1938, a Vila foi extinta e anexada como Distrito ao Município de Paranaguá. Voltou a figurar como município autônomo, em 1947.
A colonização da região começou com a chegada dos portugueses ao Paraná por volta de 1545.
Fonte:  LIVRO : Zoneamento da APA de Guaraqueçaba – instituto paranaense de desenvolvimento econômico e social. Zoneamento da área de proteção ambiental de guaraqueçaba/ convenio IBAMA. Apoio Fundação Araucária.
Litoral do Paraná – Historia de Guaraqueçaba. Disponível em http://www.praiaslitoralparana.com.br/guaraquecaba/historia-de-guaraquecaba.php  acesso em 22/02/2013.
Um pouco da história em imagens, algumas do acervo de João Amadeu Alves, gentilmente escaneadas e cedidas pelo seu filho João Amadeu Alves Júnior,  algumas do acervo Fabio Rodrigues e outras da internet.




Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário