HISTÓRIA DA PONTE DE DOM PEDRO - PALMEIRA/PR - BRASIL
Desde criança quando passávamos os domingos no Recanto dos Papagaios, eu tinha uma enorme curiosidade em saber o porquê daquela ponte estar ali e ser tão linda. Os anos foram passando e a curiosidade ficou guardadinha. Hoje, mais vivida e com acesso a quase tudo pela internet pude pesquisar a história por traz daquela majestosa construção.
Um dos atrativos do Recanto dos Papagaios é a
Ponte de Dom Pedro, uma obra tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. O tombamento estadual da ponte que passa sobre o Rio dos Papagaios, data de 3 de setembro de 1973, Inscrição Tombo 41-II - Processo Número 42/73 . A centenária ponte foi assim denominada, por haver sido sua construção autorizada pelo Imperador D. Pedro II.
Livro do Tombo Histórico
Consta de apontamentos históricos de Palmeira/PR o seguinte: " Na manhã de 17 de maio de 1880, Sua Majestade o Imperador D. Pedro II partiu do Rio de Janeiro a bordo do vapor Rio Grande e aportou em Paranaguá na tarde do dia seguinte. Depois de pernoitar em Campo Largo no dia 24 de maio, a comitiva foi recebida por um grupo liderado pelo então Vice-Presidente da Província do Paraná, Jesuíno Marcondes, às margens do rio, onde o Imperador pode apreciar o excelente trabalho executado na construção da ponte. Todos com suas melhores montarias e pelegos coloridos compunham o comitê de recepção."
Construída em dois arcos de alvenaria de pedra, cruzando o Rio dos Papagaios, na então chamada estrada de Mato Grosso ( atual - 277), que liga Paranaguá a Foz do Iguaçu, passando por Curitiba, Balsa Nova e Palmeira. É considerada um monumento de engenharia nacional.
Construída em dois arcos de alvenaria de pedra, cruzando o Rio dos Papagaios, na então chamada estrada de Mato Grosso ( atual - 277), que liga Paranaguá a Foz do Iguaçu, passando por Curitiba, Balsa Nova e Palmeira. É considerada um monumento de engenharia nacional.
Foto: Arquivo Histórico.
Custou cerca de 44 contos de réis e todas as pedras utilizadas na obra foram extraídas de grés dos Campos Gerais, de rochas homogêneas e resistentes, sem o emprego de pólvora, condição estipulada no contrato de construção. Os blocos foram talhadas conforme os desenhos e nenhuma pedra foi empregada sem ter sido antes examinada pelo engenheiro responsável, ou por ajudantes.
Foto: Cris Raineri.
Data: Janeiro / 2015
Fontes de pesquisa:
Ponte D. Pedro ou dos Papagaios.
Foto: Cris Raineri
Data: Julho / 2014
Entre os vãos dos dois arcos existia um medalhão de mármore roxo da colônia Alfredo Chaves, hoje Colombo, com os seguintes dizeres: " A Província do Paraná presta homenagem a um de seus mais ilustras admiradores, o pranteado Lamenha Lins, que mandou executar esta obra e ao engenheiro que a delineou, Capitão Francisco Monteiro Tourinho, ambos já falecidos. Em jus à gratidão e à saudade de seus cidadãos."
Foto: Cris Raineri.
Data: Janeiro / 2015
Fontes de pesquisa:
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