quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Data - Década de 70 Localização - Rua Dr. Victor do Amaral e Praça Dr. Vicente Machado no sentido Bairro/Centro (à direita)

< h1 style="text-align: left;"> Data - Década de 70
Localização - Rua Dr. Victor do Amaral e Praça Dr. Vicente Machado no sentido Bairro/Centro (à direita)

Pode ser uma imagem de texto
Data - Década de 70
Localização - Rua Dr. Victor do Amaral e Praça Dr. Vicente Machado no sentido Bairro/Centro (à direita)

Apesar dos cinquenta anos que se passaram nesta foto, parece que há pouco tempo tínhamos essa visão de décadas das antigas construções que existiram na Praça Dr. Vicente Machado e parte da Rua Dr. Victor do Amaral.
Imagino que essa foto tenha sido feita em um domingo, pois os estabelecimentos comerciais estão fechados, ou quem sabe fosse um dia comum de semana e estivesse na hora do almoço, afinal de contas era assim em toda a cidade, na hora do almoço as portas comerciais fechavam e só retornavam a partir as 13:00 horas. Mas, independente do dia da semana, esse era o centro de Araucária/PR. uma cidade calma, onde apenas os Bancos, Consultórios Médicos e farmácias permaneciam atendendo o público.
Essas construções ficavam à direita da Rua Dr. Victor do Amaral na
"subida" pra praça central, e o que vemos aqui são os seguintes: a primeira na parte de baixo da foto, a parede alta era Loja da Dona Iná (ainda permanece conhecida como Loja do Haiduk), em seguida as três janelas são do antigo e desativado Clube União Araucariense, (a construção permanece mas não é mais clube social), e a casa da Família Senegaglia não aparece pois era mais recuada, em seguida aquelas pessoas estão na porta da antiga Loja do Ianoski (atualmente o prédio foi totalmente reformado e tem uma sorveteria no térreo), antes de ser loja foi a primeira instalação da Caixa Econômica Federal, as portas seguintes eram da primeira construção da Loja A Graciosa (também foi reformada mas já encerrou as atividades), a porta seguinte com a placa Crusch era o antigo e agora inexistente Bar do Léo (im memorian), a próxima porta estreita era o Escritório de Contabilidade de Albanor José Ferreira Gomes-Zezé e ao lado ficava a Papelaria do Sr. Tonico e Dona Alice (ambos de saudosas memórias) avós do Zezé, mais tarde foi ocupada pelo Studio de Fotografia do Bueno.
Os imóveis como Bar do Leo, Escritório de Contabilidade e Estudio Fotográfico, que faziam parte das primeiras construções ao redor da praça central, já deixaram de existir, foram demolidos e nos seus lugares ergue-se o Edifício Intercontinental.
Realmente, quando pensamos em meio século parece tempo bastante, mas quando as recordações são sempre presentes, parece que esse cenário ainda era vivo há pouco tempo, mas isso são nossas saudades falando alto.
Texto de responsabilidade de TEREZINHA POLY - Administradora da Página Araucaria uma cidade uma saudade
Foto do acervo de EDILTON ERNANI KARAS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário