Depois de percorrer cidades históricas, santuários e aventuras com o quadriciclo, a diversidade de passeios e atividades para fazer na Estrada Real não termina.

No nosso quinto dia de Estrada Real, chegou a hora de aproveitar as cachoeiras de Carrancas.

A região de Carrancas possui mais de 30 atrações mapeadas, a grande parte são cachoeiras para todos os gostos, desde as de acesso mais tranquilo até aquelas que exigem mais esforço de seus visitantes.

Mas para chegar nelas, ainda rolou um pouco de aventura. De Tiradentes, onde estávamos hospedados, fizemos um percurso off-road passando por um trecho da Estrada Real.

O percurso era bem difícil, e em vários momentos achamos que iríamos ficar parados na estrada. Mas em mãos experientes, deu tudo certo.

E com gostinho de aventura é muito melhor!

Estrada Real: As Cachoeiras de Carrancas/MG

Após um off-road cheio de aventura, nada melhor do que curtir um delicioso banho de cachoeira

Pausa para fotografar uma das cachoeiras do Complexo da Fumaça, 9 km do centro de Carrancas

Carrancas está localizada no Caminho Velho da Estrada Real, o caminho que parte de Ouro Preto em direção de Paraty.

Carrancas Estrada Real - Mapa
Visualizar mapa no Google Maps

Para chegar lá, contamos com o apoio da Carrancas Eco Adventure, que trabalha com vários roteiros pela região.

O guia que nos acompanhou foi o Oirot, além de um motorista experiente nos trajetos off-road. Isso porque o trecho que iríamos enfrentar não era para qualquer condutor.

Antes disso, o trajeto foi tranquilo. Encontramos com o Oirot em São Sebastião da Vitória, onde seguimos por um belo caminho até Caquende. Ali, finalmente encontramos a Represa dos Camargos, que atravessamos de balsa.

Carrancas - Represa dos Camargos
Parada estratégica para fotos, um pouco antes de chegar na Represa dos Camargos
Após Caquende, trajeto de balsa para chegar à Capela do Saco

carro era um pouco apertado para nosso grupo de 7 blogueiros, mais a Lorena (nossa acompanhante do Instituto Estrada Real), o guia Oirot e motorista, mas todo mundo se apertou e juntinho o caminho ficou mais divertido.

Mas nem dava para sentir muito o desconforto pois fizemos várias paradas:

• Primeiramente, fizemos uma rápida parada para fotografar a Represa dos Camargos.
  • Quando chegamos para a travessia de balsa, novamente ora de descer para fazer a travessia de fora do carro.
  • Do outro lado, fizemos uma parada também na Capela da Nossa Senhora da Conceição do Porto do Saco (que data de 1812) para conhecer a igreja e o vilarejo.
  • Outra parada para fotos no Mirante da Serra Verde. Todos quiseram tirar fotos em cima de uma pedra e observando a incrível paisagem do lugar.
Capela do Saco, no caminho para Carrancas

Então começou um trecho da estrada bem complicado, com algumas partes de areia. O risco de atolamento era muito grande, e o tempo começava a fechar. Coloquei minha GoPro para fora do veículo para filmar um pouco o trajeto, mas tive que recolhê-la pois pedras começaram a voar para perto da máquina e da janela.

É um pouco difícil passar através de uma fotografia a dificuldade que representou esse trecho da estrada, mas pelo vídeo dá para ver como o veículo balançava bastante

Enfim, atravessamos com sucesso mais essa etapa do percurso e afinal começamos a avistar a cidade de Carrancas da estrada.

Antes de começarmos a conhecer as cachoeiras que fazem a fama da cidade, paramos para um almoço bem gostoso no Restaurante Mirante da Serra Verde, que também funciona como pousada. A vista para a serra era incrível, só não foi melhor porque naquele momento começava a chover.