O GRAND OLD PARR é um caso de sucesso silencioso. Um blend escocês que carrega muita história e uma pitada de lenda. Independentemente de qualquer campanha de marketing ou de sua tradicional garrafa de design único, o uísque tornou-se conhecido e respeitado, especialmente entre os latino-americanos. O uísque com coração escocês e alma latina, é perfeito para partilhar e carrega consigo a inspiração da lenda de Thomas Parr. Afinal, GRAND OLD PARR é o uísque que representa o espírito da “Vida Bem Vivida”, como diz seu slogan.
A história
A história de um dos uísques mais tradicionais do mundo começou em 1871, quando os irmãos Greenlees, James e Samuel, conhecidos comerciantes de bebidas na cidade de Londres, começaram a produzir seu próprio blend de uísques (batizado de GREENLEES BROTHERS BLEND). Nessa época, o mercado de blend uísque ainda estava engatinhando. E os irmãos vislumbraram a oportunidade de explorar este nicho promissor e emergente. Eles acreditavam que combinar precisamente os melhores uísques em seu processo de maturação poderia resultar em uma mistura de sabor extraordinário. Mas foi somente no ano de 1909, pode-se dizer que em uma jogada de marketing, os irmãos resolveram batizar seu mais importante blended whisky (de 12 anos) de ANCIENT OLD PARR, o que segundo eles ressaltaria o tempo de maturação do produto, algo que, na época, era considerado sinônimo de qualidade. Mas porque o nome “Old Parr”? O uísque foi nomeado na lendária história e figura de Thomas Parr, considerado o homem mais longevo da Inglaterra e que viveu mais de 152 anos, até sua morte em 14 de novembro de 1635. Portanto, sua longa vida simbolizava a maturidade dos uísques utilizados no blend de GRAND OLD PARR, enquanto sua sabedoria representava a habilidade e o conhecimento necessários para produzi-lo.
Aqui cabe uma explicação. O uísque não é apenas um produto gastronômico, mas também um produto literário. Cada uísque, cada destilaria, cada marca carrega consigo não apenas um produto, mas uma série de histórias que, de alguma forma, formam o caráter da bebida. E a origem e inspiração para o nome OLD PARR é baseada na história de um homem chamado Thomas Parr, um inglês que teria vivido impressionantes 152 anos e 9 meses. Por conta de sua longevidade, o Sr. Thomas Parr - outrora um camponês comum - tornou-se uma celebridade. Um personagem pitoresco dizia viver de leite talhado e comer queijo estragado. A lenda em torno de sua vida é recheada de fatos curiosos: ele teria tido um caso extraconjugal aos 100 anos de idade, e quando sua esposa morreu, casou-se com sua amante, aos 122 anos. Pouco antes de falecer, Thomas viajou para Londres, para conhecer o Rei Charles I e foi tratado como uma “celebridade” na época. Adquiriu tamanha notoriedade que, após seu falecimento, foi sepultado na mítica abadia de Westminster - reservada para pessoas de grande proeminência na história britânica, como monarcas, primeiros-ministros, atores e cientistas. E mais lenda: sua “improvável morte” aos 152 anos despertou a curiosidade de médicos importantes da época, como William Harvey. Realizada a autópsia, descobriu-se que seus órgãos aparentavam muito menos idade, e que, provavelmente, Thomas teria usado a certidão de nascimento de seu avô como sua própria.
Por tudo isso, diz a lenda que o espírito de longevidade e sabedoria deste incrível homem está em cada dose de GRAND OLD PARR desde seu lançamento. Não demorou muito para o uísque, com sua distinta garrafa marrom quadrada, começar a conquistar o exigente paladar dos londrinos. Mas GRAND OLD PARR, também experimentou o sucesso nas exportações por volta de 1916, inicialmente para o Japão. Historicamente a marca tem forte presença na América Latina, com suas primeiras remessas chegando à região em 1921. A marca começou a mudar de mãos em 1925, quando a empresa produtora (então chamada MacDonald Greenlees & Williams) foi adquirida pela Distillers Company, que mais tarde seria comprada pela tradicional cervejaria irlandesa Guinness (
saiba mais dessa marca aqui). GRAND OLD PARR teria chegado aos Estados Unidos durante a Lei Seca, com suas garrafas ingressando ilegalmente via Canadá em números significativos.
No ano de 1941, o nome do uísque foi oficialmente alterado de Ancient Old Parr para GRAND OLD PARR, reposicionando assim a lenda do Sr. Thomas Parr. Coube a Venezuela ser o país da América do Sul a receber com regularidade remessas de GRAND OLD PARR na década de 1950. Foi somente em 1971, que GRAND OLD PARR começou a ser distribuído legalmente na Colômbia (antes disso o país estava mergulhado em uma guerra civil e o tradicional uísque era contrabandeado). A Colômbia se tornaria o maior mercado da marca, que comercializa mais de 2.5 milhões de garrafas por ano e detém aproximadamente 50% do mercado de uísque do país, sendo a bebida alcoólica favorita entre os “costeños” (residentes do litoral norte). Em 1979, a MacDonald Greenless, produtora do uísque, recebeu o reconhecimento real (Queen’s Award) pelos incríveis feitos na exportação de GRAND OLD PARR.
A primeira grande extensão no portfólio da marca aconteceu em 1989 quando foi lançado no mercado o GRAND OLD PARR SUPERIOR (que a partir de 2019 passou a se chamar apenas
GRAND OLD PARR 18 YEARS), envelhecido por no mínimo 18 anos. Apesar disso, esta década também foi marcada pelo lançamento da edição especial e limitada do
GRAND OLD PARR ELIZABETHAN, apresentado em uma garrafa feita à mão de aparência bastante extravagante, aprimorada com detalhes de estanho inglês. O rótulo da edição narrava a vida extraordinária (e para muitos ficcional) de Thomas Parr. Em 1997, a marca GRAND OLD PARR passou a fazer parte do portfólio da Diageo (
conheça essa história aqui), proprietária da vodca Smirnoff (
saiba mais aqui), dos uísques Johnnie Walker (
conheça a história desse ícone escocês aqui), da cerveja Guinness e do licor
Baileys. Nessa época também foi lançada a edição limitada
GRAND OLD PARR 1871 (uísque envelhecido 15 anos), para comemorar a fundação da empresa Greenlees Brothers.
GRAND OLD PARR foi oficialmente lançado no mercado brasileiro no ano de 2013. E já em 2014, trouxe ao país uma grande novidade: o GRAND OLD PARR SILVER (um uísque intermediário entre o standard de oito anos e um rótulo de 12 anos), que possui cor dourada intensa, paladar picante e aveludado, com toques de baunilha e especiarias, finalizando com um suave defumado. Diz a lenda que, durante um inverno intenso na Escócia, barris de um uísque raro e Premium foram esquecidos na neve. Quando encontrados, o líquido ultra gelado que ficou esquecido maturou-se em um uísque suave. Inspirada nessa história, a master blender Caroline Martin desenvolveu GRAND OLD PARR SILVER, que passa por um processo de filtragem a -6ºC, o que lhe garante a suavidade.
A Colômbia se tornou tão importante para a marca, que em 2014, a Diageo chegou a abrir uma loja OLD PARR dentro do duty-free no Aeroporto de Bogotá. Além disso, naquele mesmo ano, GRAND OLD PARR TRIBUTE - uma mistura de uísques envelhecidos em barris de bourbon e xerez, apresentado em um decantador marrom - foi lançado exclusivamente para o mercado colombiano. Sazonalmente a marca lança edições especiais de sua tradicional garrafa para o mercado colombiano. Já no Brasil, em 2021, GRAND OLD PARR estreou uma campanha estrelada pelo cantor Michel Teló, que trazia o conceito “A vida bem vivida” e estimulava a importância de momentos de descontração e de recarregar energia.
A sofisticação de um uísque longamente maturado na Escócia e o dinamismo de uma bebida que está presente tanto em festas urbanas, como numa reunião de amigos na praia, são a as principais características de GRAND OLD PARR. É o resultado de todo o esforço e experiência do master blender, que reúne com maestria diferentes tipos de uísques de várias destilarias escocesas. Esta dedicação resultou em um equilíbrio perfeito entre notas suaves de folhas verdes, mel e frutas, que se combinam para criar um sabor atraente e aveludado para desfrutar junto com os melhores momentos da vida. O GRAND OLD PARR é suficientemente complexo para ser degustado puro. Mas sua verdadeira vocação é com gelo ou água. Neste caso, o GRAND OLD PARR faz frente a concorrentes muito mais caros e famosos.
Apesar de sua alta qualidade e da lenda em torno de Thomas Parr ter sido fatores importantes para construir o caráter único da marca, coube a uma garrafa de design peculiar, quadrada (com bordas arredondadas), marrom e de vidro craquelado, refletir a distinta e forte personalidade de GRAND OLD PARR. Apesar de seu icônico design não ter mudado muito desde 1909, ao longo dos anos a garrafa realmente desempenhou um papel importante em sua comunicação e publicidade. Como por exemplo, um anúncio de 1941 que possuía o título “An Old-Fashioned Bottle and An Old-Fashioned Reason” (algo como “Uma garrafa antiquada e uma razão antiquada”). Com a garrafa de formato único que pode ser inclinada na borda (inclinação que nos faz sempre ver a vida de uma perspectiva diferente e até se transformou em desafios em campanhas de marketing da marca), o GRAND OLD PARR é apreciado pelos japoneses por transportar boa sorte e fortuna.
Na imagem abaixo é possível acompanhar a evolução deste ícone da marca. Aí vai uma curiosidade. A imagem de Thomas Parr utilizada na parte superior do rótulo, que sofreu algumas alterações, é uma reprodução do retrato pintado por Rubens, proeminente pintor barroco. O design atual da garrafa foi apresentado em 2019. No rótulo do novo design, o retrato de Thomas Parr aparece na frente da garrafa com um design inteligente e técnica de impressão que permite que ele apareça e desapareça ao ver a garrafa de diferentes ângulos.
A identidade visual da marca passou por algumas pequenas alterações ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo. A última remodelação ocorreu em 2019.
Life from a different perspective.
Life from a different angle.
Make friends with Old Parr. (anos de 1970)
Vive Ahora.
A vida bem vivida.
● Origem: Escócia/Inglaterra
● Lançamento: 1909
● Criador: James e Samuel Greenlees
● Sede mundial: Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca: Diageo plc.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Ivan Menezes
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Uísques
● Ícones: A garrafa quadrada marrom
● Slogan: A vida bem vivida.
A marca no mundo
Atualmente o uísque GRAND OLD PARR é comercializado em mais de 70 países ao redor do mundo, incluindo Japão, México, Estados Unidos, Caribe e partes da América Latina, especialmente Colômbia (seu maior mercado) e Brasil (onde é o uísque deluxe 12 anos mais vendido, principalmente na região nordeste). A América Latina e o Caribe representam grande parte das vendas globais da marca. Uma curiosidade: GRAND OLD PARR não é vendido no Reino Unido ou em boa parte da Europa desde os anos de 1980.
Você sabia?
● Produzido na Escócia, os single malts do GRAND OLD PARR são Glendullan e Cragganmore (este o mais famoso malte de Speyside - região onde nasceu o scotch whisky).
● GRAND OLD PARR se tornou tão popular e famoso entre os colombianos, que foram escritas várias canções folclóricas sobre a marca.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em uísques (O Cão Engarrafado), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 19/10/2021
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