Quem foi: Alcebíades Plaisant
O paranguara foi um dos fundadores do Centro de Letras do Paraná
Nascido em Paranaguá, Alcebíades Cezar Plaisant (1851 – 1947) era filho do Comendador Carlos Augusto Cezar Plaisant e de Baselina Blanco Plaisant. Em 1887, casou-se com uma das filhas do Visconde de Nacar.
Na história do Estado, uma de suas participações mais significativas foi a fundação do Centro de Letras do Paraná, juntamente com outros membros – como Emiliano Perneta. Antes disso, era sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no Paraná e estudou na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro.
Plaisant obteve destaque no meio cultural paranaense. Além de ser colaborador ativo da imprensa curitibana, publicou as obras “Antologia Paranaense” e “Sanário Paranaense”, esta última fortemente criticada. Alcebíades Cezar Plaisant faleceu no dia 28 de julho de 1947.
A via em sua homenagem tem aproximadamente 1,5 km e fica entre as avenidas Água Verde e dos Estados, no bairro Água Verde.
Referências:IPPUC. Nome de Rua. Disponível em <http://ippucweb.ippuc.org.br>.Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p
Nenhum comentário:
Postar um comentário