domingo, 3 de novembro de 2024

As táticas de batalha do imperador Basílio II ''o assassino de búlgaros''(958-1025D.C)

 As táticas de batalha do imperador Basílio II ''o assassino de búlgaros''(958-1025D.C)estava entre um dos imperadores romanos com maior tempo de reinado,e é lembrado por suas habilidades militares e valentia,uma das fontes que nos dá mais detalhes sobre sua vida é Miguel Pselo,que dedicou seu primeiro livro ''chronographia'' a Basílio.

Em seu trabalho Pselo também descreve as habilidades militares e as táticas de batalha preferidas do imperador,um dos poucos casos em que obtemos uma descrição detalhada dos métodos de combate preferidos de um comandante romano.
De acordo com Pselo,Basílio tinha um alto entendimento das formações de batalha,na qual ele aprendeu por uma mistura;lendo livros e também inventando algumas formações por conta própria.
Basílio era um comandante extremamente cuidadoso e rigoroso que pessoalmente projetou e inspecionou cada detalhe de uma campanha militar,e também preferiu ficar longe do combate.
Um dos motivos foram que se ele fosse forçado a recuar subitamente,fugir da frente de batalha poderia ser muito humilhante.Também permitia que um comandante observasse mais facilmente a batalha e reagisse a quaisquer mudanças que pudessem ocorrer.
Basílio preferiu lutar defensivamente,acreditando que o fator decisivo de uma vitória era a capacidade de um exército de concentrar efetivamente a sua força num único corpo,e que os romanos tinham a habilidade de fazer isso muito bem, e era o que tornava eles tão eficazes.Ele era um defensor das inspeções pré-batalha e dirigia um acampamento apertado,o que era conhecido por levar à frustração de seus homens. Ele faria uso da artilharia em cercos contra o inimigo a longa distância,enquanto enviava a infantaria leve para o combate.
Uma vez em contato com o inimigo,ele iria dividir seu exército em diferentes comandos,e os redigiria ''como uma torre sólida''como diz Pselo.A comunicação entre estes comandos era vista como vital por Basílio,a cavalaria,infantaria leve e infantaria pesada,todos agindo em colaboração uns com os outros.Foram dadas ordens rigorosas para não saírem das formações de batalha e avançarem muito longe,e Basílio era conhecido por negar recompensas ou dispensar especialmente soldados corajosos que fizessem isto,independentemente do seu sucesso no campo de batalha.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário