sábado, 26 de novembro de 2022

A MARCHA DOS ESCOTEIROS 5 - NO CAMINHO DO CURITIBAIVA

 

A MARCHA DOS ESCOTEIROS 5 - NO CAMINHO DO CURITIBAIVA



Antigo Portal da cidade: por aqui passaram os escoteiros no primeiro dia de sua marcha
(Estamos no mês de dezembro de 1941. Enquanto o mundo está em Guerra e o Brasil segue sob a Ditadura do Estado Novo, cinco escoteiros de Antonina (PR), entre 15 e 18 anos, estão desde 16 de dezembro de 1941 numa marcha a pé rumo ao Rio de Janeiro para entregar uma mensagem para Getúlio Vargas. No episódio de hoje, 17 de dezembro de 1941, Beto, Milton, Lydio, Antônio (Canário) e Manoel (Manduca) estão iniciando a marcha pela perigosa estrada do Curitibaiva.)

No primeiro dia, os rapazes caminharam somente 4 quilômetros. Mas, também, o dia havia sido cheio, com alvoradas, foguetórios, desfiles, despedidas. As 17:40, segundo o relógio de pulso de Lydio, eles montaram acampamento ainda na estrada da Graciosa, numa Olaria de propriedade dos irmãos Vieira.

Três colegas foram de bicicleta passar a noite com eles: eram Lourival Silva, que era também, como Lydio, remanescente do Raid Antonina-Curitiba, mais Alceu Nascimento e Walter Vieira. Nesta primeira noite, o lanche dos rapazes e seus visitantes foi um café com leite condensado e bolachas de mel. 

Durante a noite, foram feitos turnos de guarda de 2 horas cada um. No meio da noite, durante a guarda de Manduca, um burrico que estava por ali deu um relincho. Manduca deve ter se assustado, e o burrico mais ainda. Para desespero de manduca, o pobre animal acabou dentro da Olaria, derrubando tijolos por todos os cantos. Com o barulho, todos se levantaram e ajudaram Manduca a tirar de lá de dentro o burrico, antes que o estrago ficasse maior. Mais umas risadas, e todos voltaram a pegar no sono. 

De manhã cedo, os rapazes se despediram dos três colegas e tomaram a estrada do Curitibaiba. Era muito barrenta, cheia de charcos, e o calor estava grande. As 11 horas, eles já estavam no Morro Grande, onde fizeram um pouso na casa do senhor Bernardo Moreira. Ali, na fresca, tomaram um bom chimarrão e almoçaram uma farofa de frango que Milton havia trazido. 

Acabaram por visitar o engenho de aguardente de seu Bernardo, e se impressionaram com a engenhosidade da roda d’água, que movimentava todos os maquinários do engenho. Em vez de aguardente, os rapazes aproveitaram a garapa que um empregado do senhor Moreira fez exclusivamente para eles. 

Pouco depois, de volta a estrada, eles já estavam no rio do Meio. Depois de atravessar o rio, os rapazes deram uma descansada. Chefe Beto, com seu uniforme que, segundo Lydio, lhe dava o ar de um oficial inglês, deitou-se na grama e pôs se a fumar seu cachimbo. Pra espantar os mosquitos, segundo ele. Lydio observou que as baforadas que ele dava erguiam-se rápido no calor da tarde. 

As 14:30 chegaram na venda do senhor Mokito Yassumoto, no Cacatu. Lá, compraram algumas coisas e seguiram adiante. Manduca e Canário andavam a maior parte do tempo descalços pelo caminho, sem machucar os pés. De todos, quem mais tinha esta capacidade era Canário, que podia caminhar a maior parte do tempo assim descalço. Já os outros, calçavam “sapatos-tênis”, mais confortáveis. 

Mais alguns quilômetros adiante, os rapazes passaram pela fábrica de papelão e pasta mecânica do Dr Italo Pellizi. O sol estava tão quente que eles ficaram um pouco à sombra do portão da fábrica. Ali, encontraram um caboclo, que ensinou aos rapazes (tintim por tintim, como anotou Lydio) sobre o caminho que os levaria para o outro lado da Serra. 

Quando chegaram no Rio cachoeira, Lydio sugeriu que eles o atravessassem a nado. Milton, mais ponderado, fez ver aos companheiros que ali tinha muita correnteza. O Rio, segundo ele era muito profundo por ali. Ficaram um tempo esperando um canoeiro que os atravessasse. Quando, depois de algum tempo, o canoeiro chegou e procedeu a travessia, os rapazes ficaram muito felizes com a pequena aventura náutica. Agradeceram ao canoeiro e se puseram a caminhar. As 17 horas, chegaram na fazenda Santa Olympia de propriedade do Senhor Ymaguti. 

Nesta fazenda tinha um posto telegráfico. Chefe Beto comunicou a chegada e informou que estava tudo bem com eles. O senhor Ymaguti e sua esposa receberam os rapazes, alojaram-nos num cômodo de sua própria casa e lhes ofereceram um jantar. 

Nesta noite, com o corpo todo picado de mosquitos e com muitas dores lombares e pés inchados pelo peso que carregavam, os rapazes dormiram um sono dos bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário