CONHECENDO O ENGENHO SANTA GRAÇA
CONHECENDO O ENGENHO SANTA GRAÇA
Nesta histórica foto de 11/09/1911, vemos um congestionamento de carruagens e assemelhados estacionados à frente do Engenho Santa Graça, ocasionado pela visita de Congressistas à empresa, por ocasião de alguma importante celebração.
O Engenho Santa Graça, de propriedade de Manoel de Macedo, foi fundado em 1900, localizava-se onde hoje é a esquina da Rua Coronel Dulcídio com a Benjamin Lins, bairro Batel, Curitiba.
O livro Impressões do Brazil no Seculo Vinte, editado em 1913 e impresso na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., publicou acerca desse empreendedor curitibano:
"Manoel de Macedo - Esta importante firma exportadora de mate foi fundada em 1900 na cidade de Curitiba. Possui uma usina cujos maquinismos são acionados por um motor de 80 hp, e emprega cerca de 30 operários.
O sr. Manoel de Macedo exporta anualmente, em média, 4.000 a 4.500 toneladas de mate, principalmente para o Uruguai, Argentina, Rio de Janeiro, São Paulo e Santos. Tenciona também o sr. Macedo iniciar em breve a fabricação de aniagem, para o que tem já montada uma fábrica.
O sr. Manoel de Macedo é também agente do Brasilianische Bank für Deutschland e do Banco Comércio e Indústria de São Paulo. Possui vários prédios e uma estância que cobre 6 léguas de terras e onde se contam 1.500 cabeças de gado. O sr. Macedo foi fundador e durante 5 anos presidente do Banco do Paraná."
O Engenho Santa Graça foi empresa de grande movimento, tendo exportado 7.000 toneladas de erva beneficiada em 1907. Com a morte de Manoel de Macedo, em 1917, entrou em declínio. Em 1928 foi vendido para a Companhia Industrial Brasileira.
(Foto: Coleção Julia Wanderley - Acervo I.H.G. Paraná)
Paulo Grani
Nenhum comentário:
Postar um comentário